Prefeitura entrega quadra reformada na Aroeira

0
969

Espaço revitalizado irá beneficiar alunos e comunidade do entorno

Foi entregue nesta quarta-feira (19), a quadra reformada da Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Aroeira). O espaço que foi apresentado à comunidade recebeu cobertura, pintura e novos alambrados. A programação contou com apresentação de dança especial dos alunos do 5º ano. Além da “Escola Parque”, o local também atende cerca de 400 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Eleia Tatagiba de Azevedo, onde a garotada na faixa de dois a cinco anos, se envolve em atividades de recreação.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Guto Garcia, destacou a importância da prática esportiva e do incentivo às escolas de promoverem no contraturno atividades voltadas para os esportes e cultura, como arte marcial, capoeira, dança e teatro. “A proposta é que nos horários divergentes aos de aula, os alunos, em especial do segundo segmento do Ensino Fundamental, se envolvam em projetos específicos escolhidos por cada escola. O objetivo é contribuir com a formação da cidadania, processo de ensino e permanência do estudante na escola. Estou orgulhoso com a revitalização da quadra que servirá para atender estudantes e toda comunidade. A aprendizagem segue três pilares: dormir bem, se alimentar adequadamente e praticar atividade física”, pontua o secretário.

O espaço reformado foi aprovado pela população. Moradoras do Morro de São Jorge, Ana Maria Vieira, 64 anos e Mirian Márcia da Silva, 48 anos, elogiaram a reforma. “Tenho uma neta que estuda na Escola Parque Maria Angélica. Todos os meus quatro filhos estudaram nas duas escolas vizinhas da quadra. Esse espaço é muito importante para todos”, conta Ana Maria. Já Mirian comentou que fez questão de conhecer o local em que os filhos Samuel e Samili, irão frequentar. “Gosto de acompanhar tudo de bom que acontece com a escola. Estou satisfeita”, diz.

Funcionamento

Com agendamento prévio, o funcionamento da quadra também conta com parceria da associação de moradores, organizações não governamentais que funcionam nos bairros próximos e igrejas. Todas essas instituições também realizam ações na quadra. Integrantes da Atlética da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) também frequentam o espaço.

Com a revitalização da quadra da Escola Parque Maria Angélica a intenção é contribuir com o ensino dos 453 alunos do 1º ao 5º ano participem de atividades pedagógicas diferenciadas, aulas de Educação Física e programações como o Dia da Família na Escola. As próximas programações que vão acontecer no espaço serão Gincana Junina, no dia 9 de julho e Festa na Roça, no dia 9 de agosto.

As diretoras Thaissa Sasse Coelho (geral) e Amarilda Dumas (adjunta), destacaram a importância da reforma. “A revitalização do espaço é uma conquista para toda comunidade escolar. Os cerca de 50 profissionais e estudantes estão mobilizados na conscientização do zelo e cuidado com a quadra junto à sociedade. Estamos satisfeitos com esta conquista para a escola”, destacou Thaissa.

Já o professor de Educação Física, Ângelo Dias, observou que a cobertura da quadra poliesportiva é um saldo positivo para a escola. “Com certeza as aulas agora serão melhores. Os estudantes vão fazer parte de variadas atividades esportivas em um espaço coberto e adequado. O esporte contribui para o desenvolvimento global e no convívio social”, explica.

Presentes, as diretoras da Escola Municipal de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo, Flávia de Mattos e Joelma Prata, comentaram que toda a unidade está animada com a quadra. “Já estamos programando a festa Country para o dia 11 de julho. E a garotada vai participar de atividades especiais todas às sextas. A cobertura da quadra foi um presente e tanto”, destaca Flávia.

Além dos profissionais das escolas, ainda estiveram presentes na apresentação do novo espaço moradores de bairros como Jardim Santo Antônio, Aroeira, Jardim Vitória e Morro de São Jorge.