A Prefeitura de Macaé lançou nesta terça-feira (12), o projeto de Miniflorestas Urbanas, coordenado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ- Macaé) e a empresa do ramo de petróleo, Expro do Brasil. Estiveram presentes ao evento representantes de instituições, autoridades e de outras secretarias do governo municipal.
A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, ressaltou a importância da parceria e agradeceu a presença de todos.
“Essa parceria é fruto de um sonho que agora está sendo concretizado. Além desse projeto de Miniflorestas Urbanas, temos também o de recuperação da restinga. Gostaria de agradecer toda equipe da secretaria de Ambiente, a empresa Expro, e todas outras secretarias da Prefeitura”, disse.
O professor do Nupem/UFRJ Macaé, Francisco Esteves, chamou atenção para a crise climática que o mundo enfrenta, onde o aquecimento atmosférico pode ser sentido por todos.
“Isso é muito preocupante, pois espécies de animais e também de plantas estão em extinção. Uma ideia para resolver essa questão é simplesmente plantar, para que haja mais produção de CO2 e isso é possível por meio de parcerias. É uma Minifloresta, porém gigante em sua abrangência e teremos, assim, uma Macaé com mais sustentabilidade”, ressaltou.
A diretora do Nupem/UFRJ Macaé, Cíntia Monteiro de Barros, também destacou a parceria e a implantação do projeto que contribui na qualidade de vida das pessoas.
“O projeto aproveita pequenos espaços e contribui com a biodiversidade e a produção de gás carbônico, diminuindo dessa forma os impactos ambientais. Estão todos de parabéns”, declarou.
O Engenheiro Florestal da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Oduvaldo Filho, explicou como funcionará o projeto piloto e quais são os seus principais benefícios.
“A primeira Minifloresta surgiu na cidade de São Paulo, em 2019, o bosque das Maritacas, por meio de uma parceria privada. O nosso projeto piloto será desenvolvido em uma área de 350 m2 e vamos realizar o plantio de ingá, aldrago, tapirira, carrapeta, aroeira, saboneteira, babosa branca, açoita cavalo, babosa branca, crindiúva, camboatá, pau-formiga, mirindiba, jerivá, pau ferro, sibipiruna, eritrina, quaresmeira, aroeira salsa, grumixama e pau d´alho”, explicou.
Além de proporcionar mais gás carbônico contribuindo para o clima, o projeto proporciona um paisagismo ecológico, conexão com a natureza e conservação do solo.
A execução do projeto, segundo o engenheiro, consiste primeiro no preparo do solo, plantio e por último a manutenção.
A empresa Expro do Brasil contribui com a minifloresta macaense com o fornecimento de mão de obra.
“A Expro parabeniza a Secretaria de Ambiente pelo excelente trabalho em prol da preservação ambiental e pela dedicação ao implementar iniciativas sustentáveis que impactam positivamente em nossa comunidade. Estamos orgulhosos de poder apoiar projetos tão importantes para a conservação do nosso meio ambiente e para o bem-estar das futuras gerações”, comentou o Coordenador de HSE da empresa Expro, Igor Moraes.
Na segunda etapa da Minifloresta, está previsto o plantio de pau Brasil, jacarandá da Bahia, cedro rosa, jussara, jatobá, vinhático, ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, guanandi, ormosia, guapuruvu, embaúba, jequitibá rosa.