Houve redução do valor repassado pelo governo federal às cidades via Fundo de Participações dos Municípios

Nesta quarta-feira (30), o presidente Lula (PT) foi alvo de críticas por parte do prefeito de Belo Jardim (PE), Gilvandro Estrela, do União Brasil, partido integrante da base do governo federal. A redução dos recursos repassados aos municípios do Nordeste, medida que prejudicou diversas cidades da região, foi objeto de repreensão.

No vídeo divulgado nas plataformas de mídia, observa-se Estrela defendendo a manutenção do montante regularmente destinado às localidades nordestinas. O alerta ressalta o risco de desequilíbrio orçamentário para administrar não só Belo Jardim, mas também outras cidades impactadas pela ação.

Como resultado da diminuição do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), a decisão gerou uma onda de protestos entre prefeitos de inúmeras cidades nordestinas. A greve, apoiada por municípios de todos os estados da região e também por algumas localidades, como Santa Catarina, Paraná, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi desencadeada pela profunda indignação. Adicionalmente à diminuição dos repasses do FPM, a regularização das transferências do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte dos estados, juntamente com os atrasos na entrega dos recursos provenientes das emendas parlamentares, figura entre as reivindicações dos prefeitos.