Município prepara estudo com grupo multidisciplinar para apresentar ao Governo Federal; obras da planta movimentariam em torno de R$ 3 bilhões
Mais de 20 empresários membros da Comissão Municipal da Firjan em Macaé e instituições parceiras estiveram nesta quarta-feira (6) reunidos com o prefeito da cidade, Welberth Rezende, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, para atualizar ações em prol da melhoria do ambiente de negócios e da diversificação econômica. Entre os diversos temas abordados estão o processo de concessão da Rodoviária, obras do Centro de Convenções, um estudo para atrair uma fábrica de fertilizantes e um evento sobre Petróleo, Gás e Energia que será concebido pela federação no município.
“Esta reunião com o prefeito, assim como o evento sobre Óleo e Gás que a Firjan está trazendo a Macaé, ressaltam não só o protagonismo da federação, como do município. A presença do prefeito é a possibilidade de trocarmos ideias e sugestões, sempre visando o melhor para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, disse o coordenador da Comissão, Gualter Scheles.
Welberth destacou o estudo que está sendo realizado sobre a Fábrica de Fertilizantes em Macaé. A prefeitura pretende apresentá-lo ao Governo Federal no escopo do Plano Nacional de Fertilizantes, estratégia governamental que busca reduzir a dependência de importação dos insumos.
“Este será mais um passo para diminuir a dependência de petróleo na nossa economia. Contratamos um estudo técnico de viabilidade, que vai reunir todas as qualidades do município para receber esta fábrica. É uma satisfação estar aqui fazendo essa prestação de contas, pois o desenvolvimento econômico é uma das prioridades do governo”, disse o prefeito.
Sobre o mercado de Óleo e Gás, Welberth destacou a chegada de novas operadoras à cidade e as novas termelétricas que aguardam a realização de novos leilões. A gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, afirmou que a federação está estruturando para este ano, junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico e outras empresas e instituições, a realização de um evento na cidade sobre petróleo, gás e novas energias. Haverá palestras, painéis e outras ações com o objetivo de fortalecer o encadeamento produtivo, discutir o potencial das novas energias e o desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores, a luz também da capacitação profissional e do que a Firjan SENAI oferece à comunidade.
Sobre as obras do Centro de Convenções, que foram visitadas por membros da Comissão no início do ano, o prefeito afirmou que o prazo de entrega é para setembro. O município estuda o melhor modelo – licitação ou concessão – para que uma empresa assuma o espaço e atraia eventos no setor de turismo de negócios, por exemplo. Quanto à rodoviária, a prefeitura continua aguardando um documento do Governo do Estado devolvendo a concessão ao município, que então ficaria responsável pelas obras e também conceder a gestão à iniciativa privada.
Outro ponto importante para o empresariado são as obras da Estrada de Santa Tereza, que seriam tocadas pelo Governo do Estado. A prefeitura pretende sinalizar ao Estado que o município poderá realizar a obra. O prefeito também abordou a concessão da BR-101 e afirmou que esteve reunido recentemente com a ANTT buscando agilidade na resolução do processo de relicitação. Welberth também falou sobre ações de mobilidade, Macaíba – a moeda social do município –, calendário de eventos para estimular o turismo, segurança pública e outros temas.