O Prefeito Welberth Rezende visitou, nesta quinta-feira (26), pela primeira vez, as instalações da Pousada da Cidadania, uma Unidade de Acolhimento Institucional para adultos em situação de rua, localizado no bairro Bela Vista. Rezende estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabricio Afonso.
– Foi uma visita informal. Na verdade, há muito tempo já tinha vontade de poder vir à Pousada da Cidadania. Me surpreendi positivamente com tudo que encontrei aqui, as pessoas me trataram com carinho, então esse realmente é o foco prioritário do nosso governo que é cuidar das pessoas com afeto e a gente tem dado um olhar muito especial para o social. Já abrimos o restaurante popular, vamos reabrir outros aparelhos como este e agora, neste momento de frio, o abrigo de inverno é muito importante para acolher as pessoas em situação de rua com dificuldade por causa do frio – informou.
O espaço que é coordenado por Alanderson de Souza, abriga cerca de 50 usuários e conta com atendimento 24h para adultos vulneráveis que não têm onde morar, disponibilizando material para o autocuidado, dormitório, atendimento psicossocial e refeições diárias, sendo ofertado todo o suporte necessário para sua reinserção social.
Atenção a quem precisa – Durante a visita, o prefeito conheceu histórias de vidas e disse que mais do acolher irá trabalhar para a qualificação profissional dos usuários da Pousada, oportunizando a ascensão social.
– É legal a gente conhecer um pouco das histórias. Então, a gente tem que trabalhar para que o local seja um espaço que substitua, ainda que não plenamente, mas parcialmente a família que eles tinham, pois o seio familiar é o melhor lugar do mundo, então a gente tem que criar aqui essa família. Como eu falei aqui também para eles, criando oportunidades, buscando aqueles que têm história e podem ainda dividir um pouco do seu potencial como é o caso do seu Ivan (usuário da Pousada) que poderá ser um instrutor para ensinar um o ofício dele (costurador de bola), que era o melhor da cidade no que ele fazia, outros não têm tanta experiência, então temos que trazer para cá a qualificação profissional para que eles possam reencontrar o caminho de reintegração da sociedade. Fico muito feliz em vir aqui e poder ver o trabalho que está sendo feito pela equipe, muito bom trabalho. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas precisamos avançar e ampliar, fazendo mais espaços como esse aqui -, ressaltou.
Ao lado do prefeito, o titular da SDSDHA, Fabricio Afonso, manifestou sua satisfação com a visita, revelando sua busca por mais uma porta de saída.
– Nós temos uma satisfação muito grande porque segundo o coordenador do equipamento é a primeira vez que um prefeito da cidade visita a pousada, em 14 anos. Isso é muito significante, sabendo que a gente tem um governo humanizado, que sempre está se articulando, visitando e na presença da população. Então, aqui ele veio ver de perto o trabalho, o que a secretaria realiza de maneira clara, os atendimentos feitos, a parte técnica e ouviu também depoimentos dos usuários elogiando os trabalhos. A Pousada acolhe bem como uma casa de passagem, mas, temos projetos de uma porta de saída para que esses usuários possam ter uma vida mais digna -, garantiu.
O coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, não escondeu seu contentamento com a visita do prefeito. Na oportunidade, além de mostrar todas as dependências, conversou sobre todos os trabalhos desempenhados no abrigo temporário na busca de resgatar a dignidade dos usuários. “Aqui trabalhamos em equipe (coordenação, assistente social, psicóloga, orientadores sociais, famílias) e buscamos a Rede de Atenção, formada por órgãos parceiros das esferas municipal, estadual e ou federal, para completar a cidadania dos nossos usuários”, destacou.
Comunicação Desenvolvimento Social
Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.