Nesta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que Minas é o 3º estado com a maior população de pessoas com 65 anos ou mais. Em todo o país, de acordo com os dados do Censo 2022, em 12 anos a população brasileira com 65 anos ou mais cresceu quase 60%.
Com o envelhecimento da população, a médica geriatica Simone de Paula Pessoa Lima, da Saúde no Lar, chama a atenção para uma série de cuidados necessários para ter qualidade de vida na terceira idade. Entre eles, a médica cita:
- Cuidados com a saúde em geral
- Boa alimentação
- Exercícios físicos
- Cuidados com a saúde mental
- Boa relação com familiares e amigos
“Precisamos cuidar da nossa saúde para ter um bom envelhecimento. Para envelhecer com saúde é importante manter uma boa alimentação, com alimentos variados, coloridos, de preferência descascar e não desembrulhar coisas. O exercício físico precisa fazer parte da nossa rotina. Também é necessário cuidar da mente e da alma. Temos que ter atenção a tudo isso”, explica a médica.
Os dados do Censo 2022 servem para o planejamento de programas habitacionais, sistemas de transporte, ações afirmativas e políticas públicas voltadas para a saúde, educação e o mercado de trabalho.
Em Minas, o município com o maior índice de envelhecimento no estado é Estrela do Indaiá (175,8), enquanto Nova Serrana apresenta o menor índice de envelhecimento (21,2).