Pablo Marçal foi oficializado nesta segunda (27) pelo PRTB como pré-candidato à prefeitura de São Paulo na última sexta-feira. Marçal, conhecido por seus 10 milhões de seguidores no Instagram, expressou gratidão à cidade e prometeu “multiplicar os recursos públicos” e “tratar a miséria como estado de calamidade pública”. Em suas redes sociais, Marçal perguntou aos seguidores “qual o seu conselho” para o projeto eleitoral, recebendo tanto apoio quanto críticas. Uma seguidora comentou: “Que você fique fora da política”.

Além das críticas, Marçal enfrenta acusações de disseminar mentiras sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, afirmando que a Secretaria da Fazenda do estado estaria barrando caminhões de doação. As autoridades desmentiram o boato. A Secretaria de Comunicação do governo Lula solicitou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a investigação sobre possíveis “crimes” cometidos por autores de desinformação, incluindo Marçal. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso.

Caso seja referendado na convenção do PRTB, Marçal enfrentará nomes como Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Marçal afirmou em sua publicação representar “uma oferta de gratidão ao povo que me abraçou e me fez prosperar como nunca prosperei em outra terra”.