Informação foi divulgada pelo Ministério da Educação

 

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado pela segunda vez. A previsão de encerramento do procedimento estava fixada em 16 de dezembro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), agora, os estudantes devem realizar o procedimento até 28 de dezembro, na página do financiamento disponível na internet. Estão previstas cerca de 890 mil renovações em 2018 e, até o momento, 70% das pessoas já fizeram o aditamento.

Prazo para renovação do FIES foi prorrogado pela segunda vez

Caso o estudante precise alterar informações no contrato, deve comparecer a um agência da Caixa – agente operador no Novo Fies. O Cronograma de renovação também é definido pela Caixa Econômica Federal (CEF). O passo é a Instituição de Ensino Superior realizar a solicitação de renovação e, em seguida, os estudantes validarem as informações. Caso haja a necessidade de alterar as cláusulas contratuais, o estudante deve entregar os documentos ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal. Se a renovação for simplificada, o procedimento será finalizado no momento da validação das informações no sistema.

Entenda o Novo Fies

O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Já a modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos.