Dr. Eduardo foi reeleito presidente da Câmara com 15 votos

Enquanto os olhos da população estavam voltados na terça-feira (1) para a transmissão ao vivo das posses do governador Wilson Witzel (PSC) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL), na Câmara de Vereadores, a posse da nova Mesa Diretora e da presidência da Casa, para o biênio 2019/2020, foi prestigiada apenas por assessores. No comando está Dr. Eduardo (PPS), ao lado de Julinho do Aeroporto (MDB), Luiz Fernando (PTC), Márcio Bittencourt (MDB) e Renata Paes (PSC).

Internet

E assim como o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz desde o tempo de campanha, o Twitter passou a ser utilizado pelo prefeito de Macaé para enviar mensagens e receber também demandas da população. Quem utiliza a ferramenta digital consegue resolver demandas de saúde e de infraestrutura, diretamente com o prefeito/médico que já andou usando o Facebook, rede social que fica em segundo plano por conta da rejeição da administração.

Virada

Nunca se viu tanta gente nas areias das praias da cidade, como no Réveillon de 2019. Com tendas ou sem tendas, a população macaense e turistas brindaram a chegada do Ano Novo diante de um mar de águas calmas e refrescantes. Mesmo sem grandes shows, como nas cidades da região, Macaé conseguiu atrair muita gente, que optou por economizar. Agora, basta a prefeitura saber aproveitar este momento, para tornar o verão local uma verdadeira atração turística.

Vendas

Os supermercados e mercados de bairros também faturaram alto durante as festas de fim de ano. Se no Natal a procura maior foi por comida, no Réveillon, os itens mais vendidos foram as bebidas. O volume de lixo deixado nas praias do litoral Norte representou, de fato, o quanto o público formado por cerca de 90 mil pessoas esteve animado para brindar a chegada do novo ano. Agora, o comércio local já se prepara para o Carnaval.

Bolso

No entanto, com o início do ano, começam também as cobranças dos impostos que pesam no bolso do consumidor. E o primeiro a cair na conta é o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores). Apesar de não existir mair a exigência das vistorias, todos são obrigados a pagar a fatura que já passa a vencer no final deste mês. Lembrando que, quem optar por pagar à vista, terá desconto. Não há para onde correr!

Candidatos

E 2019 começou também com movimentações políticas que antecipam a discussão sobre a sucessão do governo “da mudança”. Hoje a Câmara de Vereadores tem, ao menos, três candidatos que tentam costurar alianças para batalhar pela cadeira de prefeito. Por fora, ainda há dois eleitos de Macaé para o Congresso, além de representantes da classe empresarial. As especulações são importantes para que a população já comece a conhecer melhor os futuros candidatos.

Acidentes

O número de acidentes registrados nas estradas de Macaé, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras também surpreenderam as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros. Muitas ocorrências foram registradas nos últimos três dias. E o principal fator para os acidentes é o consumo excessivo do álcool ao volante. Apesar de óbitos não terem sido registrados, ferimentos graves indicam que ainda é preciso que os motoristas tenham mais consciência.

Abusivo

Falando em motoristas, os usuários do UBER reclamaram, e muito, dos valores cobrados pelos motoristas na segunda-feira (31). À noite, corridas que não custariam R$ 15 durante os dias normais, foram cobradas acima dos R$ 40. Teve gente que optou por voltar ao uso do táxis, que mesmo em bandeira dois, cobravam valores menores. Como o serviço por aplicativo não é regulamentado, não há como reclamar.

Pescado

Os vendedores de pescado também comemoraram o faturamento durante as festas de fim de ano. No Mercado de Peixes, o movimento deve ser positivo ainda durante os próximos dias, já que visitantes e turistas devem aproveitar para ficar na cidade até o final de semana. Macaé é referência na tradição do pescado e dos frutos do mar, e isso ajuda a manter uma das mais antigas atividades econômicas locais.