Troca de comando gera expectativas na população. Mais policiamento e menos insegurança é um dos principais anseios dos moradores
Após o anúncio de transferência do atual comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Rodrigo Ibiapina, para a cidade de Campos dos Goytacazes, assim como a chegada de um novo comandante, o tenente-coronel André Henrique Oliveira, que atuou em Cabo Frio e São Gonçalo, os macaenses aguardam ansiosos, e com boas expectativas, a diminuição da criminalidade no município.
A população vem há anos cobrando da Polícia Militar um maior efetivo de policiais pelos bairros da cidade. Os dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP) vêm indicando um aumento da violência em Macaé. A insegurança já alterou a rotina de diversos moradores da cidade que, por conta do medo, principalmente no período noturno, adiam, desmarcam, ou tomam atitudes que sejam mais favoráveis para cumprir seus compromissos e obrigações.
A violência tem afetado a todos, desde moradores das áreas mais nobres da cidade, até a periferia e região serrana do município. Umas das principais reclamações dos moradores são os assaltos, que têm acontecido com frequência e em diferentes bairros. O roubo a transeuntes é uma das principais queixas dos macaenses, principalmente daqueles que dependem do transporte público. A ação dos bandidos já é conhecida pela população, pois os criminosos têm realizado as abordagens nos pontos de ônibus, em geral fazendo uso de motocicletas, agindo com violência e armados. O fato é que, a onda de roubos deixou a população apreensiva. Como não houve uma contenção do problema, a comunidade aguarda uma solução com a entrada do novo comandante do 32º BPM, André Henrique Oliveira.
A disputa por venda de drogas e brigas de facção criminosa entre bairros e comunidades têm sido corriqueiras. Até mesmo crime de latrocínio está sendo considerado comum numa cidade onde a população estimada é de 253 mil habitantes.
“O que eu percebo, morando em Macaé há quatro anos, é que a sensação de insegurança está cada vez maior. Eu sou do Rio de Janeiro e me mudei para cá em busca de tranquilidade, só que agora você sai de casa com medo. Não tem hora e nem lugar. A bandidagem está à solta. No meu ponto de vista, isso é reflexo de gestão desorganizada. Espero que o novo comando, que assumirá em breve, tenha propostas efetivas que possam devolver à população a sensação de segurança”, disse a comerciária, Hélida Anchieta que trabalha na Rua Silva Jardim.
Novo Comando
Nesta sexta-feira (18), a partir das 10h30min, o tenente coronel André Henrique Oliveira assume oficialmente o 32º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com a assessoria de comunicação, no dia 21 de janeiro, próxima segunda-feira, o novo comandante apresentará à imprensa sua estratégia de comando, a continuidade das ações e operações à frente do quartel de Macaé.