Ministradas por gestores do empreendimento portuário, apresentações são feitas por meio de plataformas digitais
O Porto do Açu retomou nesta semana seu Ciclo de Palestras para universidades do Norte Fluminense, totalmente adaptado à nova realidade: a programação se estenderá por todo o segundo semestre em meio digital. Até dezembro de 2020, já estão agendados dez encontros, ministrados por gestores do empreendimento portuário, tendo como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e cursos técnicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Cândido Mendes e Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isencensa).
A proposta do Ciclo de Palestras é disseminar o conhecimento em diversas carreiras, promovendo o compartilhamento de experiências dos profissionais atuantes no Porto do Açu. Nos encontros, serão abordados diversos temas atuais do setor portuário e do mercado de trabalho, de forma geral. A programação estará disponível nos sites das universidades parceiras da Rede de Empregabilidade do Porto do Açu, já que as plataformas a serem acessadas pelos alunos são definidas por cada instituição.
“Entendemos a importância de dar continuidade ao Ciclo de Palestras e de manter estreito o relacionamento entre o maior negócio em desenvolvimento aqui na região e os futuros profissionais em formação. Por isso, estamos cumprindo nossa agenda de palestras, adaptada às plataformas digitais. É uma forma de seguirmos próximos a esses estudantes também durante a pandemia, ajudando a esclarecer sobre as profissões e funções mais requisitadas”, diz Thiago Corrêa, gerente geral de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações, que deu início à retomada de palestras com o tema Gestão de Carreira.
Entre os principais objetivos do projeto está ofertar aos universitários e técnicos da região a oportunidade de contato com os profissionais atuantes no Porto do Açu. Considerada a região mais promissora e fértil de negócios do país, o empreendimento se consolida como o maior empregador do Norte Fluminense, absorvendo 70% da mão de obra local.
“Como campista, sinto orgulho em participar desta iniciativa e ter a oportunidade de recriar laços com a minha cidade natal por meio do compartilhamento do conhecimento adquirido ao longo dos anos. Acredito que a educação é capaz de promover grandes mudanças e este é um dos objetivos desta parceria com as universidades locais”, afirma Gabriela Maciel, coordenadora de Planejamento Estratégico, que falará sobre Planejamentos Ágeis.
A retomada da parceria com as universidades do Norte Fluminense evidencia o sucesso da iniciativa do Porto do Açu, que em 2019 atingiu mais de dois mil estudantes, com 20 palestras realizadas e 13 temas abordados.