Petroleira americana pretende instalar uma refinaria no Porto do Açu, em São João da Barra, no RJ, além de outras três unidades no Brasil
A companhia Oil Group realizou a assinatura de um acordo com o Porto do Açu, localizado em São João da Barra-RJ, para a construção de uma refinaria de pequeno porte. Com investimentos em torno de US$ 300 milhões, as operações devem começar em 2024 e a unidade prevê produção de gasolina, óleo diesel e óleo combustível.
A capacidade inicial de produção da refinaria é de 20 mil barris por dia de derivados claros. No entanto, o grupo tem planos de implantar refinarias modulares e considera expandir sua capacidade até 50 mil barris/dia, no projeto do Porto do Açu.
A Oil Group atua no país desde 2011, com foco na exploração de petróleo em águas profundas e pretende ampliar seu portfólio no país. O empreendimento no Porto do Açu é parte de um projeto da companhia que prevê, no total, quatro refinarias em território nacional.
A empresa já havia anunciado R$ 1 bilhão em investimentos no Espírito Santo para criar uma refinaria modular junto ao Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Estado.
O Porto do Açu fica estrategicamente posicionado na costa próxima a Bacia de Campos no Norte Fluminense. Desde a criação do terminal portuário já se tinha ideia do seu potencial para atender amplamente a indústria de petróleo da região.
“Estar próximo a área portuária é importante para receber petróleo e escoar a produção de maneira apropriada (…) Nosso nicho de mercado ali é muito importante. Como resposta a risco, é muito importante estar em área portuária”, infomou Luiz Otávio Massa, o diretor de Downstream da Oil Group, ao jornal O Valor.