A estrutura já havia sido danificada durante as chuvas do início do ano, que provocaram a queda de barragens

Outro perigo que os moradores e motoristas estão enfrentando é o risco da pista também cair

As chuvas que atingiram a região serrana, na noite de terça-feira (10), causaram o desabamento do Portal da Barra do Sana, localizado às margens da RJ-142, conhecida como Rodovia Serramar, em Casimiro de Abreu. Ninguém se feriu.

O portal dá acesso ao Sana, distrito de Macaé, mas a área é de responsabilidade da Prefeitura de Casimiro de Abreu. Moradores da localidade vinham há cerca de uma semana fazendo alertas sobre as más condições da pista e do portal.

A estrutura já havia sido danificada durante as chuvas do início do ano, que provocaram a queda de barragens. Desde então, a localidade foi cercada por cones, mas não passou por melhorias. Tanto a população, quanto os condutores que passam pela RJ-142 também enfrentam o risco da pista ceder, por conta de uma erosão causada pelas chuvas em um buraco na lateral da estrada, onde ficava a pilastra do portal que desabou na noite desta terça-feira.

Procurada, a Prefeitura de Casimiro de Abreu informou que equipes da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos vêm acompanhando o processo rápido de erosão e avaliam que a instabilidade do terreno e a falta de uma barreira de contenção contribuíram para o incidente. A área já foi liberada e sinalizada pela Defesa Civil do município. Não houve feridos, nem outros danos materiais.

“Sabemos dos riscos que a situação oferece para a população e para os turistas que trafegam pelo local. A Secretaria de Obras deu início ao processo licitatório para a construção do muro de contenção naquela estrada e a restauração do pórtico. Estamos aguardando a conclusão do processo para iniciar a obra com urgência”, ressaltou o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Alfredo Matheus.