O espetáculo acontece nesta sexta-feira (4), no Teatro Municipal de Macaé, a partir das 19h30 - Foto divulgação

O grupo comemora aniversário com o belo espetáculo ‘BrinCadeira de Roda ConVida Para Dançar’, no Teatro Municipal de Macaé nesta sexta-feira (4)

Somando cerca de 300 prêmios conquistados pelo brilhante trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiências, o Núcleo de Dança Portadores de Alegria chega aos 20 anos de atividades. A data será marcada por um expressivo espetáculo comemorativo ao 20º aniversário de arte-terapia, intitulado ‘BrinCadeira de Roda ConVida Para Dançar’.

Segundo o Diretor Artístico Ademir Martins, a apresentação é uma justa homenagem à cadeira-de-rodas, aliada ao principio da roda, como o início do universo. “Tudo está girando. Todas as coreografias tocam de uma maneira ou de outra, neste tema roda, ja que nada existe sem rodar”, declarou Ademir.

O espetáculo acontece nesta sexta-feira (4), no Teatro Municipal de Macaé, a partir das 19h30, prometendo uma noite de muita beleza artística.

Trabalho de cidadania

Ademir Martins deixa claro que o grupo soma duas décadas dedicadas à dança, às artes em geral e ao esporte, na luta diária pela cidadania dos excluídos pela sociedade. O diretor ressalta que passos importantes foram dados junto ao grupo, principalmente no sentido de mostrar ao mundo que a pessoa com deficiência pode dançar sim.

“As pessoas com deficiência (física e mental) chegam ao núcleo portando, invariavelmente, suas deficiências junto a mais grave: a introjeção da deficiência social. O trabalho diário do grupo é descascar essa cebola até chegar ao cerne do indivíduo, partícula do coletivo, e rever todos os valores através da arte”, frisou ele.

O diretor artístico revela ainda que o grupo começou despretensiosamente, bem pequeno, e foi tomando forma e volume com o amadurecimento que o tempo traz para quem o busca. Tal amadurecimento proporcionou resgates motores, musculares e emocionais, que só se consegue através da arte. “Tudo depende de passar pelo “corpo emocional” aliado ao físico. Esses pequenos “milagres” diários tornaram o Portadores de Alegria conhecido internacionalmente”, disse.

Diretoria do Núcleo

O Núcleo de Dança Portadores de Alegria possui os seguintes componentes: Vania Tolipan – Presidente da associação e bailarina; Ademir Martins, Isabella Cantarino e Luiz Kamau – Coreógrafos; Karla Garcia e Mestre Lequinho – Teatro e Capoeira, respectivamente; Jaunilson da Cruz – Natação; Rubens Câmara Bense – Artesanato; Ademir Martins – Direção Artística.

O início de tudo

Tudo começou com Vania Tolipan participando do Primeiro Fórum de Pessoas com Deficiência, ocorrido em Macaé, em 1998, celeiro de importantes frentes de conquistas concernentes à conscientização dos direitos legais, a começar pela oficialização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na área específica da arte-terapia, de acordo com Ademir, as pessoas com deficiência, não só podem, mas necessitam dançar. Necessitam pelo que o movimento corporal proporciona no tratamento e no resgate da saúde psico-física, somado às questões culturais de uma sociedade que, ao tomar posse de seus direitos, se mantém saudável.

Portadores de Alegria

O Núcleo de Dança Portadores de Alegria é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade integrar a pessoa com deficiência, através da arte da dança, rompendo as barreiras da discriminação, fazendo dessa atividade instrumento de descoberta do próprio corpo, explorando ao máximo o prazer dessa vivência e suas possibilidades terapêuticas. Estimular através de suas exibições públicas em congressos, simpósios, mostras e festivais de dança, a formação de novos núcleos de filosofia semelhante.

O Núcleo realiza seu trabalho com a multiplicação dessa ideia, estimulando a dança, procurando integrar-se (tornar-se íntegro!) através do lazer; obtendo resultados no desenvolvimento próprio e oferecendo condições para que possam atuar como elementos facilitadores no processo de dignificação das pessoas com deficiência, com suas limitações e potencialidades, no respeito ao direito inalienável de ser diferente.

Desenvolvem atividades, alimentando o processo sócio-educacional das pessoas com deficiência, divulgando e promovendo os seus trabalhos em palestras, simpósios, fóruns, congressos, festivais, boletins ou informativos, mantendo amplo intercâmbio com sociedades similares, nacionais e internacionais. Fundamentalmente, tem-se procurado incluir a pessoa com deficiência, familiares e amigos através de ações que desenvolvam capacidades, disseminem valores e conscientizem a sociedade, a fim de garantir qualidade de vida e seu direito inalienável à cidadania.

A sede da instituição fica na Rua Dr. Júlio Olivier, 93 – Centro. O telefone é (22) 2772-4200 e o email portadoresdealegria@gmail.com.