População denuncia vazamento de esgoto no bairro Imbetiba

0
832

Problema estaria acontecendo há algumas semanas na Rua Júlio Olivier. BRK Ambiental esteve no local para verificar a situação

Apesar de o saneamento básico ser uma das maiores obras do governo atual, o problema de esgoto a céu aberto é algo que ocorre em toda a cidade, inclusive na região central. Essa semana, um morador da Imbetiba entrou em contato com o jornal O DEBATE para denunciar um vazamento no bairro. Segundo Vinícius Souza, o problema estaria acontecendo em um trecho da Rua Júlio Olivier, via de grande circulação. “Sempre passo por ali e notei que há um bom tempo isso vem acontecendo no trecho próximo a um hortifruti e próximo ao Hospital São João Batista. Esse esgoto está jorrando, igual a um rio, há alguns meses”, relata.

Ele conta que até hoje nenhuma providência foi tomada. “Ninguém resolve. Nem a BRK Ambiental e nem a prefeitura”, conta. Uma moradora, que pede sigilo do nome, alerta sobre os riscos. “Em plena região central, em uma área onde muita gente passa, será que só a população viu isso? As autoridades não perceberam o vazamento? É muito desagradável passar por aqui por conta do mau cheiro, fora os riscos de doenças. Espero que agora eles resolvam isso logo”, diz.

Vale lembrar que, desde junho, a Imbetiba vem recebendo intervenções para a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário. Essas obras fazem parte do Subsistema Centro e visam aumentar o acesso à coleta e ao tratamento.

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a BRK Ambiental que informou que, após ter conhecimento do problema, abriu uma Ordem de Serviço e enviou uma equipe ao endereço citado.

Ainda na manhã de segunda-feira (26), quando o jornal procurou a empresa, foi executado o serviço de desobstrução da caixa, que estava obstruída por detritos como pedra e pedaços de madeira. Esses materiais quando lançados à rede ocasionam entupimentos. Sendo assim, além do trabalho operacional, a equipe também informou aos moradores sobre a importância de nunca jogar esse tipo de material na rede, dando a eles a correta destinação.

Além disso, a BRK Ambiental ressalta que ela disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br para contatos no caso de solicitações para verificação de vazamentos de esgoto.

A prefeitura também foi procurada, mas até o encerramento desta edição ela não havia se pronunciado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o saneamento básico é um dos itens fundamentais na promoção da qualidade de vida das pessoas. Ela considera que 80% da mortalidade provocada por doenças podem ser evitadas com a execução de obras de coleta e tratamento de esgoto. Outros benefícios importantes são a preservação do meio ambiente, com a despoluição das águas e solo; melhor desempenho escolar das crianças; maior produtividade dos trabalhadores e maior valorização dos imóveis.