Agentes da Polícia Civil de Macaé realizaram Operação 'Athena' na manhã desta quinta-feira (13). Dois foram foragidos por presos - Fotos: Reprodução/TV Record

Operação ‘Athena’ foi realizada na manhã desta quinta-feira (13), para cumprir mandado de prisão contra agressores

 

A Polícia Civil de Macaé iniciou nesta quinta-feira (13), a Operação ‘Athena’, contra agressores de mulheres. Agentes Civis da 123ª DP, prenderam 2 (dois) homens considerados foragidos, cujo a expectativa era cumprir pelo menos 5 (cinco) mandados de prisão na cidade. A ação aconteceu nas primeiras horas do dia, em todo o Estado do Rio que já prendeu mais de 45 homens foragidos contra Lei Maria da Penha.

Em Campos dos Goytacazes, são 9 mandados, sendo que 4 (quatro) já foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (13). Os mandados de prisão foram expedidos pela justiça, após inquéritos policiais concluídos por todas as delegacias do estado. O trabalho foi realizado em conjunto com as 14 Delegacias da Mulher, que resulta em indiciamentos e prisões de autores de violência doméstica.

A operação não inclui agressores foragidos no interior de comunidades, por força da restrição imposta pela decisão do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia.
Segundo a Polícia Civil, somente ano passado, as Delegacias da Mulher indiciaram 16.703 autores de violência doméstica e familiar de diversas formas contra mulheres, além de solicitar 20.930 medidas protetivas de urgência.

Segundo dados do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, durante a pandemia foi constatada uma diminuição dos registros de ocorrência, em alguns casos de até 50%.

O nome da operação ‘Athena’ remete à deusa grega da força e da sabedoria da mulher.