O poeta Raphael Carvalho que está no maior entusiasmo para lançar o seu quarto livro - Divulgação

Mais uma vez, o poeta apresenta sua visão de mundo, junta talento e lança mais uma obra literária. Trata-se do poeta e professor Raphael Carvalho, que se prepara para lançar o seu quarto livro, intitulado ‘Como o Amor, o Beija-Flor leva o Oceano no Bico’, que é uma coletânea de poesias escritas nos últimos meses, que contou com a participação de sua filha, Cecília Gusmão Teixeira, que escreveu cinco páginas do livro.


Segundo o escritor, a obra é fruto de uma redoma de inspirações geradas a partir do cotidiano e especificamente resultado de uma viagem feita a Roraima com sua amiga Amana Aeteçaua. Através dos versos o poeta retrata experiências sentidas na flor da alma.

O livro será lançado no próximo dia 24 de setembro, juntamente com a inauguração do Centro de Cultura Toca do Guaiamum, em Barra de São João, um espaço físico dedicado à arte e sede do movimento artístico ‘Nós Caiçara’, coletivo de artistas que se aproximaram pela identificação na arte e ânsia de colaborarem para abordagem de temas ligado à educação, meio ambiente, qualidade de vida, etc.

“A ideia é implementar na Toca do Guaiamum atividades como: shows, aulas de capoeira, dança afro, circo, música, fabricação de instrumentos, medicina natural, bioconstrução, tudo aquilo que tiver ligado ao processo de sensibilização das pessoas”, explica Raphael Carvalho.

O poeta faz questão de frisar que fazem parte desse coletivo, além dele, Ivo Vargas, Rodolpho Mendes, Euzébio Ribeiro, Amana Aeteçaua, Nilton Jorge, Daniel Laureano, Mestrando Coala e a professora Indae.

Raphael Carvalho

Raphael Carvalho nasceu em 20 agosto de 1982 na cidade do Rio de Janeiro. Aos 5 anos de idade se mudou com a família para Volta Redonda, interior do estado, onde se tornou em capoeirista e concluiu a graduação em Educação Física.
Professor concursado na prefeitura de Macaé desde o ano de 2007, atualmente trabalha na Secretaria de Educação nos módulos do Cemeaes da Barra e Aeroporto. No ano de 2015, iniciou-se no meio artístico participando de eventos de poesia e música, tendo como seus principais parceiros os amigos Joca Jorge, Beto Dornelles, Nicolas de Francesco e Ivo Vargas. No ano de 2020, em meio a pandemia, surgiu um colegiado de artistas chamado “Nós Caiçara”, no qual além do Raphael fazem parte Ivo Vargas, Rodolpho Mendes, Euzébio Ribeiro, Amana Aeteçaua, Nilton Jorge, Daniel Laureano, mestrando Coala e Professora Indae.
“Com amor o beija-flor leva o oceano no bico” é sua quarta obra. Em 2018 lançou seu primeiro livro “Contudo… é Só”; em 2019, “Vida Sem Sonho é Água Parada”; em 2020, “No Meio do Certo o Inesperado se Esconde”.