Pelas últimas movimentações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), não restam dúvidas de que o Estado do Rio de Janeiro assumirá um novo protagonismo no contexto político nacional. De sua casa, na Barra da Tijuca, ele vem tomando as principais decisões sobre a futura administração do país. E apesar das obrigações impostas por suas condições de saúde, Bolsonaro tende a manter o que garantiu a sua vitória nas urnas: o distanciamento de Brasília.

Porto

Nesta terça-feira (7), um novo ciclo de prosperidade para Macaé será consolidado, através da audiência pública do novo projeto do Tepor. Depois do debate com a sociedade, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) deverá emitir a licença prévia do empreendimento dentro de 90 dias. Ao cumprir as considerações do órgão, a EBTE Engenharia prevê que até o primeiro semestre de 2019 a licença de instalação, que permitirá o início das obras, seja liberada.

Esgoto

De acordo com o planejamento de obras da BRK Ambiental, a Praia das Conchas, situada entre o Forte Marechal Hermes e a Pororoca, no Mercado de Peixes, voltará a ter nível de balneabilidade. O objetivo da concessionária é garantir que, até o final do próximo ano, toda a região da Imbetiba esteja saneada, o que vai gerar grandes transtornos no trânsito. Esse será o preço a ser pago para o andamento da Parceria Pública Privada (PPP) do Esgoto.

Aeroporto

Mais um trâmite burocrático foi concluído nesta semana, em Brasília, que permite a concessão do Aeroporto de Macaé. Agora, só falta a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) publicar o edital da concorrência pública, que possui ao menos três empresas internacionais interessadas. Com a previsão de aportes de mais de R$ 300 milhões, a base macaense se prepara para o retorno dos voos comerciais. Que vai acontecer em janeiro.

Eleições

A Câmara de Vereadores vive clima de expectativas quanto ao resultado das eleições para a presidência. O G 12 aposta na reeleição de Dr. Eduardo Cardoso (PPS), embora outras candidaturas estejam sendo articuladas nos bastidores. Em jogo estão a redistribuição de 38 cargos ligados à presidência, que compõem a estrutura administrativa da Casa. Essa mudança vai gerar exoneração em massa, de ex-aliados do presidente.

Dentro

Pelo perfil conciliador e de proximidade com o governo, é pouco provável que Welberth Rezende (PPS) assuma a linha de oposição na futura composição da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Apesar de ter feito campanha para Eduardo Paes (DEM) e Comte Bittencourt (PPS), o vereador eleito deputado estadual iniciará uma nova trajetória política em 2019. Como diz o ditado, águas passadas não movem moinhos. Nem mesmo na política!

Obras

O governo quer garantir a aprovação do projeto “Avança Macaé” antes do final deste ano. Para isso, o médico prefeito tem mobilizado a sua base política na Casa, garantindo até mesmo a aprovação do regime de urgência na tramitação da matéria. Até janeiro, a ideia é que empresas sejam selecionadas para assumir obras públicas. Em troca, terão reduções fiscais previstas dentro do Código Tributário, algo complexo de ser mensurado.

Multas

Motoristas ainda reclamam de aplicação de multas e cobranças indevidas de ocupação das vagas de estacionamento exploradas pelo Macaé Rotativo. Nem mesmo os 15 minutos de limite para parada nesses pontos estão sendo respeitados. Apesar de serem importantes para a mobilidade do Centro, as vagas precisam ser redimensionadas para tornar o local ainda mais eficiente. E quem vai ganhar com isso é o comércio local.

Buracos

A prefeitura poderia assumir a responsabilidade de manter a revitalização de trechos da Rodovia Amaral Peixoto, especialmente no perímetro urbano, para garantir maior segurança dos motoristas. A situação está complicada no trecho entre o Aeroporto e a Ponte Ivan Mundim, onde o fluxo de veículos é intenso durante a semana. Para evitar acidentes, a operação Tapa Buracos precisa entrar em ação. O quanto antes.