GAOP e Polícia Militar realizam ação conjunta com objetivo de diminuir índices de violência
O 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vem se empenhando para diminuir os índices de violência em sua área abrangente. A Polícia Militar (PM) trabalha de acordo com a mancha criminal dos municípios, dirigindo o policiamento para os locais com maior incidência de atos criminosos.
Em mais uma ação que visa o combate à criminalidade no município, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM) darão início à “Operação Verão”, no dia 30 de novembro. O objetivo na união da PM com a GM é um maior efetivo patrulhando as áreas de maior incidência criminal na cidade, principalmente no período de festas de final de ano e o período de férias escolares, onde a cidade recebe um grande número de turistas.
A “Operação Verão” deste ano visa inibir o aumento dos índices de assaltos no Centro e nas Orlas de Imbetiba, Campista, Cavaleiros, Pecado e Lagoa. Com isso, a PM ganhou reforço com o apoio do Grupo de Apoio Operacional (GAOP), da Guarda Municipal e o grupamento de cães. Este reforço conta com quatro viaturas da GM, com o ciclo patrulhamento, além dos agentes que fazem rondas a pé. O GAOP já estava realizando o patrulhamento da região central, incluindo o bairro Imbetiba há algum tempo, e este reforço já ajudou a diminuir os índices de assaltos no local.
“É importante dizer que estaremos atuando principalmente no Calçadão, onde ocorrem muitos furtos e temos um alto índice no local. No mês passado, conseguimos reduzir tais índices, e agora em novembro pretendemos diminuir ainda mais, para entrar o Natal de forma mais tranquila”, afirmou o comandante do 32° BPM de Macaé, Rodrigo Ibiapina.
A Operação segue até o dia 31 de março de 2019. Vale lembrar que a região serrana está incluída no reforço da segurança.
“Esta ação vai acontecer durante todos os dias até 31 de março do ano que vem, em diversos horários. As equipes estão divididas por setores, incluindo o patrulhamento na região serrana. Na Serra são duas viaturas de guardas e mais uma do GAOP. Lá, o efetivo foi reconfigurado, saindo da Guarda Ambiental para o motorizado e a pé, totalizando cerca de 40 homens no patrulhamento diário”, disse Ibiapina.
Nesta operação, ao todo 60 policiais militares irão atuar na região. No entanto, na última reunião da PM a unidade afirmou que reforçou o policiamento na região central da cidade. O 6º CPA disponibilizou 14 policiais, que fazem patrulhas a pé principalmente no entorno da Rodoviária e do Terminal Central.