Ação visa promover o fortalecimento das instituições e uma participação mais efetiva na segurança pública na cidade
Na tarde de última segunda-feira (26), o Secretário Municipal de Ordem Pública, Daniel Bandeira, recebeu em seu gabinete o comandante do 32° Batalhão de Polícia Militar e da Guarda Municipal para uma reunião de alinhamento estratégico entre as instituições.
Na reunião foram discutidas novas medidas que serão adotadas em conjunto pelas instituições, visando a redução dos indicadores criminais e elevação do grau de segurança da população.
Segundo o Secretário de Ordem Pública, a integração entre as instituições e uma participação mais efetiva do município na segurança pública são pontos prioritários das diretrizes estratégicas da pasta.
“Estamos passando por um processo de estruturação da Guarda Municipal e da Guarda Ambiental, buscando capacitar nossos agentes e temos estudos em andamento de novos projetos e legislações, que visam promover o fortalecimento de nossas instituições e uma participação mais efetiva na segurança pública”, finalizou Daniel.
O comandante do 32° BPM, Coronel André Henrique, ressaltou a importância que a parceria com a Guarda Municipal possui para redução dos indicadores.
“Desde que assumi temos conseguido conquistar excelentes resultados no enfretamento à criminalidade, com a integração que temos realizado com a Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Civil, além do apoio da população através dos Conselhos, vamos buscar estreitar ainda mais essa parceria, para refletir em melhores resultados”, destacou o comandante.
A comandante da Guarda Municipal, Adriana Manilha, apresentou a nova coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos que será responsável por conduzir o processo de integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar, no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.
O Subcomandante da Guarda Municipal e presidente do Conselho de Segurança do município, Vitor Hugo também esteve presente na reunião.
Outras reuniões de integração e alinhamento estratégico e operacional deverão ocorrer nos próximos dias, com os gestores das instituições responsáveis pela segurança pública no município.
Medidas protetivas
Seis cidades terão a partir desta terça-feira (27) o serviço de patrulhamento para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência contra a mulher.
A Patrulha Maria da Penha – Guardiões da vida – conta com dois policiais do 32ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) e vai ficar em Rio das Ostras. Segundo a PM, ela também vai atender outros municípios da Região dos Lagos, como Macaé e Casimiro de Abreu; e da região Norte Fluminense, como Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus.
A inauguração do serviço ocorreu na praça José Pereira Câmara, no Centro, e teve também com oficinas e atividades gratuitas voltadas para mulheres.