Polícia 5-1: De acordo com o comandante Rodrigo Ibiapina, ao todo, o efetivo conta com 60 viaturas, motos, quadriciclo e o patrulhamento feito a pé

Ao todo, 500 agentes estão distribuídos pelos municípios durante o período de fim de ano

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de quinta-feira (27), na sede do 32° Batalhão, o Comando da Polícia Militar divulgou as ações de policiamento que serão empregadas para as festas do Réveillon. Ao todo, 500 homens atuarão em todas as cidades de abrangência do 32° Batalhão.

O policiamento ostensivo ordinário, aquele que atua diariamente nos municípios chega a quase 200 homens, mas a adição para o Ano Novo será de 312 policiais, oriundos dos batalhões de Itaperuna e São Francisco do Itabapoana. Além deles, os agentes que estariam de folga ou de licença nesta época serão convocados para reforçar o efetivo. Apenas em Macaé serão 223 policiais e 30 viaturas.

De acordo com o comandante, Rodrigo Ibiapina, ao todo, o efetivo conta com 40 viaturas, motos, quadriciclo e o patrulhamento feito a pé. “Nossa principal intenção é garantir a segurança e bem-estar da população em um momento de confraternização e de festa que o Réveillon representa. Fizemos todo um planejamento baseado nos estudos e pesquisas do Setor de Inteligência e em cima da mancha criminal, ou seja, da origem das ocorrências já registradas”, garantiu Ibiapina.

Também foram apresentados durante a coletiva, os 14 policiais que iniciaram, desde a semana passada, o patrulhamento utilizando bicicletas. Ainda segundo o comandante, a ideia é dinamizar o policiamento em zonas estratégicas como as ruas comerciais, bairros com acesso ao Centro e à orla das praias.

“Um policial a pé cobre, normalmente, um quarteirão em uma ação, já o policial com a bicicleta pode alcançar até três quilômetros com um tempo razoável, o que nos dá um alcance maior de combate à prática criminosa.”