A Petrobras iniciou a produção de seu primeiro poço na zona do pré-sal no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. Batizado internamente de MLS-233 (6-BRSA-1349-RJS), o novo poço foi colocado em operação na terça-feira (9) e, desde então, vem produzindo um volume médio de 12 mil bpd, ainda com vazão controlada.
O poço vem explotando uma zona chamada pela Petrobras de Poraquê, descoberta em 2017. O poço está produzindo para a P-40, interligado a uma linha de 4 polegadas de diâmetro.
O poço MLS-233 está localizado na área Nordeste do ativo. O reservatório de Poraquê se estende por Marlim Sul e também por parte de Marlim Leste.
A iniciativa marca a estreia de Marlim Sul no pré-sal e vem sendo tratada como um teste de longa duração (TLD). A Petrobras tem a expectativa de que a produção do poço atinja volumes ainda maiores.
A petroleira acompanhará o comportamento da vazão do poço nos próximos meses. Caso a vazão do reservatório se mantenha estável, a Petrobras planeja interligar pelo menos mais dois poços produtores de pré-sal no campo de Marlim Sul.
A Petrobras produz em reservatórios de pré-sal nos campos de Marlim Leste e Marlim. Em Tracajá, reservatório pré-sal de Marlim Leste, a vazão inicial média por poço foi de 15 mil bpd. Atualmente, a companhia mantém apenas dois poços em operação na área, que asseguram juntos um volume de 12 mil bpd.
Descoberto em 1987, o campo de Marlim Sul está em operação desde 1994. O ativo produz 96 mil boe/dia, através de três plataformas que ficam interligadas a um total de 36 poços produtores.
A realização do TLD de Marlim Sul foi aprovada pela ANP em meados de julho. O teste integra o compromisso firme do plano de avaliação de descoberta (PAD) de Poraquê Alto.