Conforme a análise da FUP, a diminuição dos postos de trabalho é uma decorrência das ações de privatização da empresa, que conduziram a estatal a centralizar suas operações no Sudeste
O índice de redução de trabalhadores da Petrobras no Nordeste foi de 76% nos últimos nove anos, de acordo com um levantamento realizado pelo Dieese em colaboração com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Conforme a análise da FUP, a diminuição dos postos de trabalho é uma decorrência das ações de privatização da empresa, que conduziram a estatal a centralizar suas operações no Sudeste.
Atualmente, a petroleira possui somente 4,1 mil colaboradores na região Nordeste. Em 2013, esse número era de 17,4 mil. Por sua vez, o Sudeste registrou uma queda de 29% no mesmo período, passando de 53 mil funcionários em 2013 para 37,6 mil até o término de 2022.
O levantamento destaca que 34 ativos, no valor de US$ 8,1 bilhões (R$ 39,5 bilhões), foram alienados pela Petrobras ao longo desse período, sendo que o Nordeste foi responsável por 42% das unidades privatizadas pela empresa em todo o país, representando 16% do montante arrecadado entre 2013 e 2022.
Por portal Novo Norte