Jean Paul Prates, que renunciou ao seu mandato no Senado para assumir a presidência da Petrobras, agora se vê fora da estatal e sem a possibilidade de retornar ao Senado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Jean Paul Prates do cargo de presidente da Petrobras. Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, Prates informou à equipe que Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), assumirá o posto.
A decisão ocorre em meio a disputas entre Prates e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil). Um dos episódios em questão envolveu o pagamento de dividendos extraordinários pela empresa no valor de R$ 43,9 bilhões. Prates defendia o pagamento dos valores, enquanto o governo preferia reter os recursos.
Após a distribuição parcial dos dividendos, o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação sobre o caso. Magda Chambriard, com mais de 30 anos de experiência na Petrobras, é funcionária de carreira da estatal.
Jean Paul Prates, que renunciou ao seu mandato no Senado para assumir a presidência da Petrobras, agora se vê fora da estatal e sem a possibilidade de retornar ao Senado. O suplente Theodorico Netto seguirá ocupando a vaga que antes pertencia a Prates.
Por portal Novo Norte