Este estudo, parte de uma série de cinco levantamentos nacionais feitos pelo PoderData ao longo de 2023, indica uma clara tendência de desaprovação, com um aumento de 5 pontos percentuais

Uma pesquisa realizada pela PoderData aponta uma diminuição no apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No início do ano, 52% dos brasileiros aprovavam a gestão do presidente, mas o índice caiu para 46%, revelando uma queda de 6 pontos percentuais. Este estudo, parte de uma série de cinco levantamentos nacionais feitos pelo PoderData ao longo de 2023, indica uma clara tendência de desaprovação, com um aumento de 5 pontos percentuais, subindo de 39% para 44% ao longo do ano.

As oscilações nas taxas de aprovação e desaprovação do governo Lula são evidenciadas em análises periódicas. Observando-se a evolução desses índices a cada dois ou três meses, as variações parecem mínimas, mantendo-se dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. No entanto, a análise dos dados acumulados ao longo de um ano mostra um padrão mais definido, com uma trajetória geralmente desfavorável ao governo.

A metodologia empregada pelo PoderData envolveu 2.500 entrevistas realizadas em 244 municípios das 27 unidades da Federação, utilizando ligações para celulares e telefones fixos. A pesquisa, conduzida com recursos próprios do grupo Poder360 Jornalismo, possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. Para obter uma amostra representativa, a empresa realizou dezenas de milhares de telefonemas, assegurando a representatividade de diversos grupos sociais com base em sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.