Os peruanos se reuniram em duas praças na capital para pedir a renúncia de Boluarte, o fechamento do Congresso, a antecipação das eleições gerais e a instalação da Assembleia Constituinte.
Nesta sexta-feira (28 de julho), manifestantes em Lima, Peru, realizaram um ato contra o governo, tentando invadir a sede do Congresso enquanto a presidente do país, Dina Boluarte, discursava em comemoração ao dia da independência. De acordo com o jornal La República, os peruanos se reuniram em duas praças na capital para pedir a renúncia de Boluarte, o fechamento do Congresso, a antecipação das eleições gerais e a instalação da Assembleia Constituinte.
Os manifestantes se concentraram na avenida Abancay, a cerca de 400 metros do Congresso peruano, onde entraram em confronto com a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo, impedindo a invasão. A crise política no Peru tem se intensificado desde que o ex-presidente Pedro Castillo dissolveu o Congresso, tentou dar um golpe de Estado e foi preso em dezembro do ano passado. Dina Boluarte assumiu a presidência em janeiro deste ano e enfrentou uma série de protestos exigindo sua renúncia e a antecipação das eleições.
Em seu discurso, Boluarte afirmou que o país passa por uma grave convulsão social e que seu governo está comprometido com a paz social, estabilidade, governabilidade e o respeito aos direitos humanos. Além disso, ela lamentou as mortes durante os protestos e pediu desculpas em nome do Estado. A situação política no Peru continua sendo acompanhada de perto, com a população buscando soluções para a atual crise.
Por portal Novo Norte