Etapa é voltada para os estudantes que foram cadastrados na primeira fase da pré-matrícula

Responsáveis pelos estudantes inscritos na primeira fase devem comparecer à unidade de ensino com os documentos

 

Começou nesta quinta-feira (3), o período para confirmação de matrícula dos estudantes que desejam estudar em uma das unidades de ensino da rede pública estadual no ano letivo 2019 e realizaram a inscrição na primeira fase. O procedimento deverá ser feito até o próximo dia 8, na escola onde foi alocado. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), cerca de 234 mil inscrições foram feitas na internet em todo o estado.

Para confirmar a matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; CPF, se possuir; Histórico Escolar ou Declaração da última unidade de ensino em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), na forma prevista no § 3º, do art.18; da Resolução Seeduc Nº 5674, de 2018; e Comprovante de Residência.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, informa que, nesta etapa, é importante que os alunos ou seus responsáveis fiquem atentos ao prazo e documentos que devem ser apresentados no momento da matrícula. Ele reforça, ainda, que os estudantes terão outra oportunidade de se inscrever e ingressar na rede pública estadual de ensino.

“Nos dias 15 e 16 de janeiro, o site Matrícula Fácil estará disponível exclusivamente para os alunos que participaram da 1ª fase e não foram alocados nas escolas que indicaram. Para os candidatos que perderam o prazo de inscrição ou aqueles que foram alocados, só que não confirmaram a matrícula, o período de inscrição pela internet será de 17 a 18 de janeiro”, explica.

O secretário acrescenta que a rede estadual de ensino está implementando gradativamente Ensino Médio em tempo integral Profissionalizante em inúmeras escolas, que possibilitam mais chances de os alunos conquistarem uma vaga no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos. “Atualmente, a Secretaria Estadual de Educação possui mais de 240 escolas em tempo integral com cursos profissionalizantes e técnicos. Desse total, 153 são de Administração com Ênfase em Empreendedorismo, que é um setor em que se vislumbram boas oportunidades no futuro”, destacou.

A consulta dos nomes dos alunos alocados está disponível no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e no portal da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), no endereço www.rj.gov.br/web/seeduc. Lembrando que ano letivo na rede pública estadual de ensino começa no dia 6 de fevereiro.