No próximo mês, o espaço ficará fechado para manutenção. As intervenções visam a melhoria do parque para o retorno das férias escolares e, consequentemente, as visitas guiadas. Foto divulgação

Com três anos de existência, o Parque Municipal da Restinga do Barreto, em Macaé, é o maior parque urbano exclusivamente de restinga do mundo. No próximo mês, o espaço ficará fechado para manutenção. As intervenções visam a melhoria do parque para o retorno das férias escolares e, consequentemente, as visitas guiadas.

Segundo o coordenador do Parque, Henrique Abrahão, este ano o Parque Municipal da Restinga do Barreto recebeu aproximadamente cinco mil pessoas. “Essa manutenção se faz necessária para garantir maior segurança e conforto dos visitantes. Vamos fazer reparos nos brinquedos da área de recreação, nas trilhas e demais dependências”, frisou.

A direção do Parque prevê que os agendamentos para visitação guiada retorne no dia 3 de fevereiro. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

As visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia devem ser agendadas pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com. Mais informações no Instagram: @parquenaturaldarestinga.

Parque do Barreto – O Parque Municipal da Restinga do Barreto possui quase 32 hectares, conta com viveiros de plantas e aves, trilhas, mesas de piquenique, brinquedos infantis, quadra de areia e Centro Administrativo com banheiros.

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, bromélias e pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.