O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 06 de maio de 2020, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci como novo Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.
Com a renúncia de Dom Edney Gouvêa Mattoso, agora Bispo Emérito da Diocese, o Papa Francisco designou Dom Paulo Antonio De Conto, Bispo Emérito de Montenegro, como Administrador Apostólico, encargo que assumiu em 31 de janeiro.
A Missa de posse de Dom Luiz Antonio na Diocese de Nova Friburgo será realizada em 4 de julho de 2020, às 10h. Posteriormente serão divulgados pela Diocese os detalhes referentes à celebração.
A Diocese de Nova Friburgo emitiu a seguinte mensagem ao novo Bispo:
“Prezado, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci: Seguindo o legado de nosso Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto, que durante seu fecundo pastoreio batizou-nos por Diocese da Alegria, a Diocese de Nova Friburgo lhe acolhe Dom Luiz Ricci, com profundo júbilo, disponibilidade e espírito filial. De coração aberto desejamos acolher e saudar àquele que aprouve ao Bom Pastor, o Papa Francisco, conceder-nos como quinto Bispo nomeado para pastorear esta Igreja Particular, sendo para nós pastor e guia, motivo de satisfação sincera para todo o Clero e o Povo de Deus.
Seu lema episcopal: “Fecit Mihi Magna” – “Fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49), inspira-nos também recitar o Magnificat e proclamar as palavras da Virgem Santíssima, afinal nossa alma rejubila de alegria, crendo que o Senhor fez grandes coisas em nosso favor. Ancorados na certeza de que o caminho percorrido nos últimos meses junto ao nosso Administrador Apostólico tornou-se um preambulo das copiosas bênçãos dispensadas pelo Senhor sobre esta parcela de seu rebanho, desejamos que o tempo vindouro seja momento de colheita e futuras realizações que se irradiarão pelas 60 comunidades paroquiais de nossa Diocese.
Seja bem-vindo Dom Luiz Antonio! Sinta-se acolhido em cada um dos recantos de nossa extensa diocese, que é imensa em seu território, assim como imensurável é sua generosidade, alegria e amor ao servir. Suplicando a intercessão de nossa padroeira, a Imaculada Conceição, nos manteremos sentinelas em oração por seu mistério e por sua vida, apresentando as suas intenções e o precioso sim por ti concedido ao acolher essa nova missão. Em tempo oportuno, do Senhor lhe venha a recompensa por tamanha a generosidade e disponibilidade em servir, e aqui já possamos vislumbrar juntos os frutos do vosso trabalho. Seja bendito o que vem em nome do Senhor! Afetuosamente,
Diocese de Nova Friburgo.