Ouvidoria Geral de Macaé é apresentada em palestra da Uenf

0
414
O objetivo foi apresentar a estrutura do órgão municipal, por meio da lógica dos direitos humanos

Encontro reuniu estudantes e profissionais de prefeituras do Norte Fluminense

Representantes da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé participaram, na quinta-feira (4), do evento “Ouvidoria Pública e Acreditação”, realizado pela Universidade Estadual Fluminense (Uenf), no auditório multimídia do CCH, em Campos dos Goytacazes. O objetivo foi apresentar a estrutura do órgão municipal, por meio da lógica dos direitos humanos. O encontro reuniu estudantes e profissionais de prefeituras do Norte Fluminense.

A palestra do ouvidor-geral da prefeitura, Eduardo Assis, destacou que a ouvidoria municipal funciona de forma descentralizada, com ouvidores setoriais cadastrados em sistema único. “Todas as secretarias, mediante provocação ou espontaneamente, acessam perfis operacionais dentro do sistema de gestão de demanda”, destacou o ouvidor.

Eduardo acrescentou que de janeiro a junho, deste ano, a prefeitura recebeu 2.943 manifestações. As principais solicitações são das áreas de Educação, Mobilidade Urbana, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, Infraestrutura, Serviços Públicos. Os registros são elogio, sugestão, reclamação, denúncia solicitação e informação.

“Com o portal da transparência, os munícipes e demais interessados podem acessar dados relativos à gestão pública municipal. Os benefícios para o cidadão são proporcionar o conhecimento dos serviços oferecidos, facilitar o acesso e potencializar o controle social e o exercício da cidadania. Já para a instituição, reforçamos nossa identidade, oferecemos mecanismos de melhorias de qualidade, além de otimizarmos os processos voltados para o atendimento”, frisou o ouvidor.