Os suspeitos foram encaminhados para a 123ª DP de Macaé - Foto Arquivo

Delegacia registra 74 casos de assaltos a transeuntes, e nove estabelecimentos comerciais foram assaltados

 

O crescimento da violência continua assustando a população de Macaé. Em um mês, a 123ª DP de Macaé registrou 16 assassinatos, 74 casos de roubos a pedestres, 9 estabelecimentos comerciais foram vítimas de assaltos – a maioria da ação foi registrada durante o dia -, segundo a Polícia Militar. Os roubos a pedestres representam o maior número de registros da 123ª DP. Na maioria dos casos, tem como características bandidos armados, que se utilizam de bicicletas, motos ou estão a pé. Dos 74 assaltos, 15 foram casos de roubos de telefones celulares. As vítimas são, em sua maioria, mulheres que, distraídas falando ao telefone, são abordadas pelos elementos que anunciam o assalto e fogem levando consigo os pertences.

Grande parte dos furtos acontece no Centro da cidade, à luz do dia, em ruas movimentadas, como Ruas Visconde de Quissamã, Alfredo Backer, Teixeira de Gouveia, Velho Campos, Francisco Portela e na ciclovia da Rua Evaldo Costa, no Sol Y Mar, que apresentam fluxo intenso de pedestres e movimento de lojas e estabelecimentos comerciais.

Além desses crimes, outros delitos como, tráfico de drogas, também apresentam crescimento gradativo. A apreensão de material entorpecente também tem crescido na cidade. Diversas trouxinhas e tabletes de maconha e cocaína foram encontrados pela polícia nos patrulhamentos de rotina, ou através de denúncias anônimas feitas por telefone. A população tem ajudado bastante o trabalho da polícia nesse sentido, denunciando os atos ilegais.

Outro tipo de crime que tem chamado atenção dos macaenses são os homicídios, nos bairros e nas comunidades. Segundo a Polícia Civil, a maioria dos assassinatos está ligado ao tráfico de drogas ou vingança. Somente no mês de outubro deste ano, foram registrados 16 homicídios. Em setembro, o número caiu para 5, e em agosto chegou a 10. Roubos de veículos também foram registrados durante o mês de outubro em Macaé. Além desses, ocorreram roubos de motos e bicicletas. Um tipo de crime que vem sendo menos praticado são os assaltos à residência. No mês passado, somente um foi registrado na 123ª DP.

As prisões em flagrante seguem na lista dos crimes que crescem na cidade. Os policiais, em sua rotina de patrulhamento, flagraram diversos elementos praticando furtos ou portando drogas. Em um caso, um homem foi preso na Comunidade da Linha, após esconder uma mochila com mais de três quilos de maconha dentro de uma fossa.

Todos os dias, a 123ª Delegacia de Polícia recebe um grande volume de pessoas dispostas a registrar os inúmeros crimes que acontecem no dia a dia. O mês de outubro, que tem 31 dias, contabilizar 74 casos de roubos é quase como afirmar que houve um pouco mais de dois assaltos por dia. Assim, a população da cidade é quem sofre e fica cada vez mais assustada com o crescimento dos índices de violência.