Nova estação inicia nesta quarta-feira (20), a partir das 18h58min, em todo o país
O verão está se despedindo e a estação foi marcada por altas temperaturas na casa dos 40 graus. As praias de Macaé ficaram lotadas durante o período. O horário de verão também ajudou a dar aquela esticadinha para aproveitar o dia, principalmente para fazer a caminhada e correr pelas orlas dos Cavaleiros e Pecado.
Mas a estação mais quente do ano chega ao fim e quem dá as boas-vindas é o outono, que começa oficialmente nesta quarta-feira (20), a partir das 18h58min.
De acordo com o meteorologista do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, em Macaé, Izimar Azevedo, a nova estação será influenciada pelo fenômeno El Nino, mas com fraca atuação na região Sudeste.
Ele detalha que uma das principais características do outono no país é a redução da frequência e do volume de chuva na maioria das regiões do Brasil, especialmente sobre os estados do sudeste e centro-oeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.
“Em Macaé, o outono deverá ser de temperaturas mais amenas, mas o clima não mudará de uma hora para outra. Além disso, a previsão indica que os índices de chuva devem ficar entre a média normal e ligeiramente acima”, comenta Izimar, que explica que a sensação de verão continua por algumas semanas.
“O ‘friozinho’ da meia-estação deverá ser sentido somente em maio, quando as massas de ar frio serão registradas com maior frequência. Apesar disso, as temperaturas devem ficar acima do normal”, finalizou.