Depois de registrar a aprovação de dez alunos nos processos seletivos para o Colégio Aplicação (CAp) e seis para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Aeroporto, terá novidades neste ano letivo de 2020. É que serão abertas cinco novas turmas para atender alunos do 1º ano de escolaridade e duas turmas de Correção de Fluxo Escolar. Para receber os estudantes do 1º ao 5º ano na volta às aulas, no dia 4 de fevereiro, será realizada atividade especial de acolhimento, com direito à recreação e apresentações culturais diversas. Os que estudam nas turmas de 6º ao 9º ano participarão de dinâmicas de grupo e atividades com orientações sobre o funcionamento da escola e os projetos que serão desenvolvidos.
Outra iniciativa será a realização do Pré-Kolirus Internacional, evento que mobilizará alunos e profissionais da escola em pintura coletiva do muro externo, com destaque ao grafite como foco no papel artístico, pedagógico, crítico e engajado às questões que relacionam a vida na escola. A ideia, que será conduzida pelo idealizador do Kolirius, Marlon Muk, é que os alunos se sintam motivados a participar e a conhecer os encantos e as técnicas do grafite. Com o início das aulas, o Oscar Cordeiro ganhará parquinho para recreação dos alunos e também participará do programa Startup Macaé, com atividades voltadas para empreendedorismo.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, este ano, o Ciep continuará com o projeto ‘Oscar Cordeiro Dez, com medidas pedagógicas e preventivas que contribuirão para o funcionamento das unidades e aproximação da comunidade escolar. As intervenções previstas para continuar são reforço do efetivo da guarda municipal, ronda escolar e atuação do Grupo de Apoio Operacional (GAop), da Guarda Municipal.
Também permanecerão as aulas extracurriculares com atletismo e Banda Escolar, mediação escolar, realização de palestras sobre valores e atitudes com as equipes da Secretaria de Educação e Guarda Municipal, atuação especial do grupo de contadores de histórias da Secretaria de Educação, acompanhamento de assistentes sociais com os pais dos alunos. No decorrer de 2020, a unidade continuará recebendo manutenção como reparos hidráulicos, elétricos e melhoria da quadra esportiva.
Em 2019, a escola recebeu melhoria de infraestrutura com aumento do muro e pintura, substituição de vidros e persianas. “O Ciep Oscar Cordeiro continuará com a execução de um plano de ações práticas e contínuas, que seguem a realidade da unidade escolar”, destacou Guto Garcia. Ainda segundo o secretário, a unidade trabalhará em prol de melhor desenvolvimento do processo de ensino. “O Oscar Cordeiro está de parabéns! A boa colocação na prova para o CAp reflete o comprometimento dos profissionais e da equipe gestora, além do desenvolvimento de projetos pedagógicos específicos na unidade”, lembrou.