odebateon
Salva-vidas registram mais de três mil afogamentos durante o verão nas duas cidades litorâneas

Ação conta com efetivo de 80 guarda-vidas em Rio das Ostras e Macaé desde dezembro do ano passado

O Corpo de Bombeiros já realizou 3.086 salvamentos marítimos nas praias dos municípios de Rio das Ostras e Macaé, na Operação Verão, iniciada em dezembro do ano passado, até o último domingo (17).

A operação especial conta com efetivo de 80 guarda-vidas, atuando em revezamento, em 100 postos de salvamento na baixada litorânea e norte fluminense. Os militares reforçaram a segurança dos banhistas nas praias com o auxílio de equipamentos como motos aquáticas, lanchas, botes, e quadriciclos.

Segundo o comandante do 9º Grupamento Marítimo dos Bombeiros, tenente-coronel André Siqueira, o número de banhistas aumenta a cada ano e a prevenção é fundamental neste tipo de acidente.

“Algumas praias possuem uma corrente de retorno que acaba puxando o banhista para o alto mar. E o afogamento geralmente ocorre depois que a pessoa leva o corpo à exaustão, tentando sair da água. É muito importante que a população obedeça à sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um local onde há guarda-vidas, antes de entrar na água”, explicou o tenente-coronel.