Foram apreendidos facas, foices, acampamentos e dois homens detidos, no bairro Lagoa, em Macaé
A equipe de fiscalização da Guarda Ambiental de Macaé encontrou acampamento de caçadores em uma mata no bairro Lagoa, em Macaé. A ação contou com a participação do Grupamento de Ações Operacionais (GAOp), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana.
A ação ocorreu no fim da tarde de última terça-feira (3), e resultou na apreensão de vários objetos de caçadores, além de uma faca, foices e armadilhas para matar e caçar animais. Dois caçadores foram encontrados no momento da operação e levados para a 123ª DP de Macaé, onde prestaram depoimentos e liberados horas depois. Para a Guarda Ambiental, esse foi o maior registro em 2019.
Essa foi a segunda operação em menos de um mês que os órgãos competentes realizaram esse tipo de operação
O artigo 29 da Lei Federal n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) proíbe a caça no país. Entretanto, a caça de animais silvestres ainda é uma prática comum na região e afeta gravemente a Reserva Biológica União e outras unidades de conservação.