Onze pessoas com suspeita de coronavírus desembarcaram de um helicóptero no aeroporto de Campos na manhã desta sexta-feira (13). Eles vieram de uma plataforma de petróleo e foram internados em um hospital particular do município.

Os pacientes farão exames para comprovar ou não a contaminação. Em nota, a administração do Aeroporto Bartolomeu Lisandro informou que um voo offshore precisou ser cancelado na manhã desta sexta-feira, depois que um passageiro que iria embarcar chegou ao local em uma van com sintomas semelhantes aos causados pelo novo coronavírus, que foram identificados por funcionários da empresa para qual ele trabalha. O trabalhador com sintomas ficou isolado em uma sala e outros nove passageiros que tiveram contato com ele na van e nas salas de embarque e de briefing foram mantidos em outra dependência do aeroporto, assim como três funcionários de uma terceirizada, até que os 13 fossem encaminhados a um hospital particular pela empresa aérea. Após o episódio, as áreas por onde esses passageiros e funcionários estiveram passaram por procedimentos de higienização.

Seguindo protocolos de prevenção, a administração já havia disponibilizado álcool em gel em vários pontos do terminal de passageiros e está instalando cartazes informativos sobre a doença fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, além de funcionários estarem orientados a tomarem as medidas preventivas em casos de identificação de passageiros com sintomas semelhantes ao covid-19.

Nesta sexta-feira a prefeitura de campos publicou um decreto no Diário Oficial do Município com medidas de enfrentamento do coronavírus.

O Diário Oficial do Município traz publicado, nesta sexta-feira (13), decreto seguindo diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde e que estabelece medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento do coronavírus. Estes procedimentos complementarão as ações já adotadas pelo município, através da Secretaria de Saúde, e consideram o estabelecimento, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do estado de pandemia pelo coronavirus. Em Campos, não há nenhum caso confirmado da doença até o momento. Confira publicação aqui.

De acordo com o Decreto, assinado pelo prefeito Rafael Diniz, poderão ser adotadas medidas, caso seja necessário, como isolamento, quarentena, exames médicos, vacinação, entre outros. E também estabelece medidas conjuntas de várias secretarias para prevenção e controle da doença.

Ações anteriores

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campos vem se reunindo, desde início de fevereiro, com representantes dos hospitais das redes pública, particular e contratualizada para definir o protocolo de acolhimento, atendimento, tratamento e precaução, para eventuais casos de pacientes com suspeita da doença. No dia 02 de janeiro, o departamento de Vigilância em Saúde promoveu capacitação para profissionais que atuam nos Hospitais Geral de Guarus e Ferreira Machado e também nas Unidades Pré Hospitalares (UPHs), Unidade Básica de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Corpo de Bombeiros, sobre o atendimento de possíveis pacientes com Coronavírus, no auditório da Sociedade Fluminenses de Medicina e Cirurgia.

 

Fonte: Site Notícia Urbana