A paralisação dos funcionários da SIT, que exigiu da prefeitura a instituição de Estado de Calamidade Pública no transporte, deixa uma lição bastante clara: os gastos de mais de R$ 100 milhões por ano com o subsídio da passagem a R$ 1 não garantem a segurança devida para os usuários de que o serviço será mantido. No caso recente, até as aulas foram sacrificadas por conta do problema que pode ocorrer mais uma vez.

Reforma

A prefeitura deveria agilizar as obras de recomposição do asfalto no trecho da Linha Verde, nas imediações do Bairro da Glória. Por conta das intervenções, motoristas são obrigados a transitar em perímetros sem asfalto, o que torna-se bastante perigoso no período noturno. O projeto é importante para garantir soluções para os problemas de alagamentos que ocorrem na região, mas se o prazo das obras for cumprido, os transtornos serão amenizados.

Petrobras

A Petrobras deu sinal de que investirá pesado na produção do pré-sal na Bacia de Campos, ao adquirir sozinha área do Campo de Tartaruga Verde, no leilão realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), na última sexta-feira (28). A estatal já iniciou neste ano extração de óleo em águas profundas nesta mesma região. Com estrutura já montada, há de se esperar que em pouco tempo, cerca de 300 mil barris diários sejam extraídos das reservas.

Aeroporto

Ontem (1), as instituições que participam do projeto “Repensar” voltaram a acompanhar in loco o andamento das obras de reforma e ampliação de segurança da pista do Aeroporto de Macaé. A atividade marcou também o primeiro encontro oficial do grupo empresarial com o novo superintendente da base macaense, Wagner Martins. Apesar da mudança na gestão feita pela Infraero, o projeto seguirá o cronograma normal, até dezembro.

Porto

Já o Tepor deve passar por nova audiência pública em breve. Como parte do novo processo de licenciamento do projeto, que inclui o porto de São José do Barreto e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Imburo, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), refeitos pela EBTE Engenharia, serão analisados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), junto a sociedade local.

Exército

Há um forte indicativo de que Macaé conte com o apoio das Forças Armadas nas eleições, que ocorrerão no domingo (7). O Exército será acionado para conter manifestações ou outros atos que possam ferir a lisura do pleito. O foco central da equipe de fiscalização é evitar boca de urna, entre outros crimes. Por enquanto, o trabalho promovido pela Justiça Eleitoral, com o suporte da Polícia Federal, tem dado resultados positivos.

Mobilizações

No domingo (30), dezenas de pessoas que integram as famílias de bem participaram de ato político na orla da Praia dos Cavaleiros. No principal point do litoral da cidade, e um dos metros quadrados mais caros do município, o grupo marchou em defesa do projeto lançado por Jair Bolsonaro (PSL), e contou com a presença do candidato a deputado federal Felício Laterça (PSL). Em outros pontos da região, ocorreram também atos públicos.

Aliança

Fato que marcou o processo político na cidade foi a declaração aberta de apoio do vice-prefeito Vandré Guimarães (MDB), ao projeto lançado por Christino Áureo (PP) à Câmara dos Deputados. Em vídeo postado pelas redes sociais, o apoio político ganhou repercussão de forma positiva para o candidato a deputado federal. Como tudo da política é válido, alianças como esta só marcam o ensaio para a briga pela sucessão do governo da mudança, em 2020.

Água

Com a chegada da primavera, que já é o prenúncio de um verão quente na cidade, voltam a ser registrados transtornos relativos ao consumo de água. Bairros situados na parte Norte do município sofrem com a precariedade no serviço prestado pela Nova Cedae. Por conta disso, muita gente raciona o consumo, ou prepara cisternas e reservatórios improvisados para garantir que o calor seja amenizado com água de boa qualidade.