Alerta do INMET foi emitido após o registro de temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias, afetando a saúde dos moradores em 2.708 municípios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta vermelho de calor para esta semana, prevendo que a onda de calor que assola grande parte do Brasil, especialmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste, persistirá até sexta-feira (17). Este alerta, o mais grave na escala do Inmet, foi emitido após o registro de temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias, afetando a saúde dos moradores em 2.708 municípios.
Enquanto isso, Cuiabá, capital de Mato Grosso, se destaca como a cidade mais quente do país nesta terça-feira (14), com previsões apontando para uma temperatura máxima de 41°C. A cidade também espera aumento de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Teresina e São Paulo seguem na lista das capitais com altas temperaturas, atingindo respectivamente 39°C e 38°C, sem previsão de chuvas para Teresina.
O Inmet revelou que grande parte do Nordeste está sob alerta amarelo, enquanto os estados do Sul estão em alerta laranja. Algumas regiões como o Acre e parte do Amazonas também estão incluídas no alerta amarelo. A onda de calor se estende por várias capitais brasileiras, com previsões de temperaturas máximas variando entre 23°C e 41°C.