O estudante, Carlos Henrique Santana de Souza, 11 anos, do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental II, conquistou a segunda colocação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). As entregas das medalhas, da edição do ano passado, para os 15 participantes do evento, aconteceu em uma solenidade na quadra da escola na tarde desta terça-feira (15).
O diretor geral do Maria Letícia, Frederico Thomaz Porfírio, participou da entrega das medalhas e dos certificados de participação dos alunos e elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar a todos os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia, e também do empenho de toda equipe da escola”, disse.
O professor de Ciências, Rodolfo Rodrigues, incentivou os alunos das suas turmas, onde os interessados e inscritos tiveram a oportunidade de participar de quatro encontros que aconteceram no mês de abril e maio de 2021.
“Os alunos tiveram a oportunidade também de ter um encontro virtual com os integrantes do planetário que faziam parte do comitê da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Este ano, já estamos fazendo o trabalho de divulgação, pois as inscrições serão em maio”, informou.
O destaque da OBA de 2021 foi o estudante de 11 anos, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental II, Carlos Henrique Santana de Souza, que conquistou a medalha de prata. “Para mim foi uma grande surpresa essa premiação e pretendo me empenhar ainda mais nessa área, pois é a matéria que mais gosto de estudar”, comentou feliz.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas e acontece desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira.
O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.
Por Liliane Barboza/ site da Pref. de Macaé