Ação é em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, unidade de Macaé, e prevê capacidade de produção de 500 máscaras por semana. Início do uso do material será imediato
A Ocyan doou lâminas de acetato, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, para a confecção de máscaras para o uso dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo Coronavírus. Os equipamentos serão produzidos no laboratório da Universidade, por meio de impressão 3D – ao todo, aproximadamente duas mil máscaras serão produzidas com esse material, cuja fabricação terá início imediato.
“Esses EPIs serão distribuídos a hospitais públicos de Macaé, em um primeiro momento, mas podem abranger outras unidades de saúde de municípios vizinhos e região. Segurança é e sempre será um valor em nossas atividades e esse tipo de EPI será fundamental, não só para a proteção desses profissionais, mas também daqueles que serão atendidos por eles. Protegerem a si mesmos é proteger a todos”, explica Marco Aurélio Fonseca, diretor de Sustentabilidade da Ocyan.
A parceria da Ocyan com a UFRJ é antiga. Por meio de seu Programa de Responsabilidade Social, Escola em Ação, através do projeto #inovareaprender, a empresa doou ao Núcleo de Gestão e Pesquisa da Unidade Macaé da UFRJ equipamentos de tecnologia e inovação, entre eles, uma cortadora a laser que, agora, serão utilizadas para a confecção das máscaras. O equipamento pode produzir até 500 máscaras por semana. Além dessas máquinas, há voluntários trabalhando em casa, com equipamentos de impressão 3D próprias também, em um esforço conjunto para suprir essa demanda nesse momento.
“O material veio em ótima hora, pois estamos com alta demanda de máscaras e falta de material. Iniciaremos a produção de imediato”, comemora Carlos Eduardo Lopes da Silva, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé.
Campanha interna
A Ocyan também iniciou nessa semana uma campanha interna para incentivar doações por parte dos integrantes junto ao programa social Ação da Cidadania, instituição internacionalmente reconhecida no combate à fome.
“Muitos de nossos integrantes participam de várias ações de voluntariado durante todo o ano e estão, novamente, dando mais uma demonstração de espírito de servir ao se mobilizarem para obter recursos e de alguma forma amparar os mais necessitados, público que está mais vulnerável com essa crise”, finaliza o diretor.