As obras do primeiro Batalhão de Ações com Cães (BAC) do interior do Estado estão em ritmo acelerado e trarão mais segurança pública para a população. Para acompanhar os trabalhos, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e o comandante do BAC, tenente-coronel Sandro Aguiar dos Santos, visitaram as obras na manhã desta terça-feira (14). O BAC está sendo construído em parceria da prefeitura com o governo estadual em uma área de 6.500m2 do Parque da Cidade, no Bairro Praia Campista, e funcionará com 60 policiais em operações diárias com 10 cães, inicialmente, e mais 4 oficiais médicos-veterinários que darão apoio.
Durante a visita, o prefeito anunciou que está em fase de elaboração o projeto de revitalização do Parque da Cidade, que deverá entrar em processo licitatório ainda este ano. A ideia é transformar o espaço em área de lazer e cultura com campo de futebol, quadra de vôlei, eventos e concha acústica, entre outros atrativos.
Sobre o BAC, o prefeito disse que Macaé é localização estratégica na região, facilitando o atendimento especializado aos municípios vizinhos no combate ao crime. “Esta obra é um marco para garantir mais segurança à população de Macaé e permitirá atender com mais rapidez as regiões Norte e Noroeste Fluminense e dos Lagos. Macaé está geograficamente bem localizada na região. A unidade também foi projetada para garantir conforto aos policiais e aos cães neste importante trabalho para a sociedade”, destacou o prefeito.
O comandante Aguiar lembrou que, atualmente, só existe uma Cia do BAC, na capital. “Com a crescente demanda pelo trabalho do Batalhão, houve a necessidade de ter mais unidades no estado. Esta base em Macaé reforça a importância do nosso trabalho”, disse o coronel.
Ele explicou que o BAC trabalha com a Patrulha de Operações com cães de faro de armas, drogas e explosivos, além de busca e captura de pessoas e o Grupamento de Controle de Distúrbios Civis que atua em manifestações, reintegração de posses, eventos e outros. O BAC também desenvolve o trabalho social com os cães, atuando em terapia. Em Macaé, a unidade será especializada em faro geral e controle de civis.
O Secretário de Obras, Felipe Bastos, informou que o BAC ocupa 8% da área total do Parque da Cidade, que tem cerca de 70.000 metros quadrados. A unidade terá bloco veterinário com consultório, ambulatório e sala para cirurgia para os cães, além dos canis, piscinas e áreas de treinamento coberta e ao ar livre, tudo para o bem-estar dos animais.
“A atual gestão municipal tem um olhar diferenciado no cuidado com a cidade. Esta área foi estrategicamente pensada para a construção do BAC por estar ao lado do Parque da Cidade, espaço que será revitalizado para a população”, enfatizou o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges. O Secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, também acompanhou a visita da obra da futura unidade.
Por Elis Regina Nuffer/ site da Pref. de Macaé