Governador visitou a construção em São João da Barra

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, nesta sexta-feira (8), a retomada das obras da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Os serviços tinham sido interrompidos no início de 2016 devido à crise financeira.

“A retomada da construção da ponte só foi possível graças à adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, que permitiu a volta dos investimentos. Essa é uma obra importante para a logística da região. Com o crescimento do Porto do Açú, como já está ocorrendo, há perspectivas muito boas de investimentos”, afirmou o governador, destacando deputados estaduais e prefeitos tanto no empenho para aprovação do plano como para o prosseguimento da obra.

Segundo Pezão, a Ponte da Integração e o sistema de abastecimento de água da Baixada Fluminense são as duas principais intervenções realizadas no estado que serão entregues à população até o fim do ano.

A ponte vai integrar o litoral norte fluminense, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Construída sobre o Rio Paraíba do Sul, a ponte terá 1.344 metros de comprimento por 16,2 metros de largura. Localizada na RJ-196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR-356, na localidade de São Domingos, em São João da Barra, e a RJ-194, na região de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana.

Responsável pela execução da obra, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) já executou cerca de 55% do projeto. Do total de R$ 105 milhões, já foram investidos R$ 67,5 milhões.

“Essa intervenção é muito importante para a logística e desenvolvimento da região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.  Estimamos que mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com os empregos gerados a partir do desenvolvimento do Porto do Açu, após a conclusão da ponte”, salientou o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior.

Deputado Christino Áureo (D) acompanhou a visita as obras ao lado do governador

Produção agrícola

A Ponte da Integração também vai incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura, assim como usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense. A obra facilitará ainda o acesso de visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito importante esta obra, tomara que termine logo para beneficiar toda a população dessa região.

Comments are closed.