odebateon
Obra de construção de pré-escola no Loteamento Franco Plaza, no Barreto. Macaé/RJ. Data: 02/04/2019. Foto: Rui Porto Filho

Previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do ano. Nova unidade vai atender cerca de 300 crianças

Visando atender uma demanda da população, a prefeitura vem trabalhando para finalizar as obras da construção da Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto. A nova unidade, que vai atender cerca de 300 alunos na faixa de dois a cinco anos, fica localizada na rua 12 do Loteamento Franco Plaza.

A estrutura de 1.100 metros contará com 16 salas de aula e será nos moldes da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Koop Franco, na Vila Badejo. Deste total, seis salas terão área de repouso e banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II (dois e três anos) e lactário. Já as salas intituladas creche I receberão trocador, fraldário e espaço específico para alimentação. E as salas destinadas aos alunos da creche II terão tatames, banheiros específicos e trocador. A creche III contará com mesas especiais e tatames.

A nova escola também contará com uma sala multiuso-leitura, laboratório de informática, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento. De acordo com a prefeitura, a obra já está na etapa de emboço, estruturação da cobertura do pátio e colocação de esquadria. A previsão é até o fim do segundo semestre letivo concluir todo o trabalho. A nova unidade vai atender moradores do Jardim Franco, Ajuda e proximidades, como São José do Barreto.

A construção do espaço já passou pelas etapas de colocação de telhado, concretagem de laje e fundação. A proposta da educação de Macaé é a universalização do atendimento ao segmento infantil com ingresso de todas as crianças acima de dois anos na sala de aula.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo da pasta é ampliar os espaços escolares para melhor atender o segmento infantil. “Temos muitas obras pela frente, em bairros como Lagomar e Ajuda. A prioridade é atender da melhor forma os moradores destas áreas”, pontua.

Para melhor acomodação dos estudantes e profissionais de ensino, a área terá espaços adaptados e seguem Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Educação Infantil. O documento focado na implementação das políticas das crianças de 0 a seis anos, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), conta com concepções quanto à reforma e adaptação dos espaços onde se realiza a Educação Infantil.