O poder de transformação do estado está nos municípios. Quando uma cidade cresce, como resultado de uma administração pública de qualidade, todos crescem ao redor.
Sei que esta não é uma tarefa fácil. Como ex-prefeito, reeleito para um segundo mandato, com percentual de votação de mais de 80%, conheço as dificuldades enfrentadas por aquele que administra uma cidade com poucos recursos e longe da capital. No entanto, é preciso evitar que os desafios se tornem uma justificativa para a inércia. É preciso encarar a vida política não como um trabalho, mas como uma missão.
É preciso, principalmente, querer transformar a vida das pessoas.
Durante oito anos, fizemos uma verdadeira revolução em Três Rios. No período de 2009 a 2016, quando fui prefeito, mais de 2 mil empresas, entre pequenas, médias e grandes, se instalaram na região, gerando mais de 16 mil novos postos de trabalho, além de aumentar o orçamento de R$ 69 milhões para R$ 400 milhões.
A pequena cidade, 125 quilômetros distante da capital, ganhou projeção nacional e internacional, e virou motivo de orgulho, para o estado e para o país. Quem me conhece, sabe que estou sempre à disposição para compartilhar a experiência que tivemos em Três Rios, a quem interessar possa.
Como ex-prefeito, sei da importância do interior em relação ao estado. Chegou o momento de priorizar o investimento regional para consolidar um estado forte.
Temos hoje um governo que enxergou – e enxerga – que o caminho certo do desenvolvimento econômico é o do interior forte para que toda a economia do estado se consolide.
Graças à gestão do governador Cláudio Castro, temos resultados positivos no Rio de Janeiro, como a recuperação de 100% dos empregos perdidos durante a pandemia, o recorde de abertura de novas empresas registrado pela Jucerja e o volume de investimentos privados em andamento no estado. Temos ainda as obras à disposição dos municípios previstas no programa estadual Pacto RJ, e uma parceria histórica que ocorre entre o governo do estado e a Alerj, fundamental para justificar o crescimento em curso do estado.
Ao mesmo tempo, o estado conta com uma safra riquíssima de novos prefeitos. Temos um novo Rio acontecendo, temos gestores preparados, comprometidos, e um governador atento a isso.
Esse é momento de mudar o estado. Distantes ou não da capital, a responsabilidade é de todos nós. É preciso olhar pra frente, planejar o futuro. Que toda a população do Estado do Rio de Janeiro possa colher os frutos do que está sendo semeado hoje.
Tenho muito orgulho e privilegio de participar do governo Cláudio Castro, que em apenas 15 meses transformou a realidade do estado, mas principalmente transformou o desenvolvimento econômico, construindo, através da nossa secretaria, práticas públicas que, além de consolidar a economia e resgatar a economia do interior, consolida pra sempre o estado do Rio de Janeiro como um estado de vanguarda, pleno emprego e forte na atração de novos negócios.
Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro