A apuração foi motivada por denúncias de um ex-assessor, que incluem áudios comprometedores
O deputado André Janones está sob investigação da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por supostas práticas de rachadinha em seu gabinete. A apuração foi motivada por denúncias de um ex-assessor, que incluem áudios comprometedores. Em um desses áudios, um aliado de Janones, sem saber que estava sendo gravado, menciona repasses de valores ao deputado e à prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes. Em outra gravação, Janones é ouvido cobrando parte do salário de seus assessores para despesas pessoais e campanhas eleitorais.
A situação de Janones se complicou após o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhar à PF informações fornecidas pelo Ministério Público, visando investigar a consistência das provas apresentadas pelo denunciante. Estes desenvolvimentos vieram à tona em meio a acusações de Janones de propagar notícias falsas e difamatórias contra adversários políticos.
Segundo informações, a conduta de Janones, antes marcada por confrontos verbais e acusações infundadas, agora é objeto de um escrutínio legal sério. As autoridades federais estão mobilizadas para averiguar a veracidade das acusações contra o deputado, cuja reputação política está em jogo diante das investigações em andamento.