O jornal citou que é evidente que o governo brasileiro tem simpatia pelos russos nos ataques contra a Ucrânia

O jornal O Globo publicou um editorial contra a neutralidade do governo Lula em relação à guerra na Ucrânia, pois, de acordo com eles, a posição favorece o governo russo.

Ao voltar da viagem à China, o presidente brasileiro fez uma declaração que repercutiu no mundo, pois disse que a Ucrânia também tem culpa na guerra e que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é “tão responsável” pela guerra quanto Vladimir Putin. Mas, de acordo com O Globo, os fatos desmentem Lula.

– A Rússia invadiu o território ucraniano de modo injustificável e, desde então, a Ucrânia viveu um êxodo de quase um quinto da população e soma perto de 150 mil mortos. Putin é acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes contra a humanidade por massacres em território ucraniano. Ao pôr no mesmo patamar a agressão russa e a resistência ucraniana, Lula incorre em disparate – diz trecho do editorial.

O jornal diz ainda que a simpatia de Lula pelos russos “é evidente” e que o petista não deveria se manifestar sobre dizer que a Ucrânia deve ceder a Crimeia para Rússia,

Outro ponto criticado é que Lula enviou seu assessor especial, Celso Amorim, para se encontrar com Putin e recebeu, nesta segunda-feira (17), o chanceler russo Sergei Lavrov.

– Nenhum movimento similar de aproximação foi feito em direção aos ucranianos. Ao contrário, Lula rejeitou enviar-lhes munição e criticou americanos e europeus por continuarem a armá-los – diz o texto.

Por portal Novo Norte