O jornal O DEBATE que imprimiu uma grande marca jornalística, superando todos os obstáculos para manter a sua proposta de registrar a história de Macaé, neste 01 de Maio de 2024, chega aos seus 48 anos de atividades, prosseguindo na luta pela liberdade de imprensa, através de um trabalho sério e de respeito às instituições, aos leitores, e a comunidade em geral, e se colocando sempre em posição dos interesses de Macaé e dos municípios da região.
Em todo esse tempo, superando todos os obstáculos para manter a sua proposta de registrar a história de Macaé, se colocando na responsabilidade de manter viva a memória das futuras gerações de macaenses, apesar das inúmeras dificuldades, O DEBATE nunca recuou. Ao contrário, cada batalha enfrentada gerava um fortalecimento expressivo, produzindo vitórias e realizações. Garra e competência foram motivos para transformar o nome O DEBATE numa marca de credibilidade e respeito.
Merece lembrar o excelente desempenho do Diretor e fundador, jornalista Oscar Pires, e da diretora Zilma Pires, que ao lado de uma excelente equipe, mesmo em tempos de crise, sempre manteve o jornal fiel aos seus princípios, conseguindo com pioneirismo, dotar este município com o mais moderno parque gráfico do Estado do Rio de Janeiro, nada ficando a dever aos veículos de comunicação dos grandes centros.
Sua circulação diária impressa e migrando para o sistema digital, acompanhando os avanços da tecnologia, continua mantendo sua fidelidade aos princípios da liberdade de expressão, consagrados na Constituição e em especial ao artigo 220 da Carta Magna.
O jornalista Oscar Pires faz questão de parabenizar toda a equipe desde o mais humilde trabalhador, passando pela administração, redação, comercial, gráfica e distribuição, não esquecendo dos articulistas e colaboradores que de uma ou outra maneira, colaboraram para o sucesso do jornal. “O meu respeito e meu abraço a cada um que colaborou para que esse objetivo fosse alcançado. Nos consideramos em festa, por ter conseguido ultrapassar todas, ou quase todas as barreiras, com o pensamento voltado para o futuro que já chegou e, claro, guiado por Deus.
Trajetória do empreendedor
Com sua visão vanguardista, o jornalista está sempre antenado com o que há de mais moderno no setor jornalístico, portanto é impossível separar o nome de Oscar Pires de O DEBATE, pois um se confunde e se completa com outro, já que sua vida se resume no aperfeiçoamento do trabalho diário e sempre na busca pela qualidade. Pioneiro, sempre buscou e implantou na empresa os mais diferentes e modernos equipamentos e projetos dos mais avançados no mundo gráfico.
O brilhantismo do jornalista Oscar Pires é notório em mais de 56 anos de trabalho jornalístico, tendo atuado em diversos e grandes jornais do Rio e de Niterói, antes da fusão dos dois estados, como correspondente.
Vale lembrar ainda seu empenho em cumprir com eficiência e competência a sua missão em outras entidades como a Associação dos Diretores de Jornais do Interior, da qual foi presidente por duas gestões, ocupando ainda outros cargos em outras entidades, destacando-se a de presidente da Associação dos Jornais Diários (ADI-RJ), e presidente do Sindicato das Empresas Gráficas de Jornais e Revistas do Estado do Rio de Janeiro, excetuando a capital.
Acervo doado para o Museu do Legislativo.
Sempre preocupado em preservar o acervo para consultas, o jornalista Oscar Pires, decidiu fazer a doação de todos os exemplares encadernados, desde a edição número um, para o Museu do Legislativo, situado no Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo no centro de Macaé, contando com a ajuda do ex-vereador Maxwell Vaz, fazendo a ponte com Cesinha, presidente da Câmara Municipal, responsabilizando-se em manter as edições do jornal para consultas. Todos os cadernos contendo as edições foram transferidas da sede do jornal situado a rua Benedito Peixoto para o Museu do Legslativo ano passado. “O objetivo primeiro da doação do acervo foi proposto a prefeitura através da Secretaria de Cultura mas, infelizmente, o Secretário não concluiu as negociações para ter as encadernações disponibilizadas na Biblioteca Municipal.
O documento de doação está sendo elaborado pelo Diretor da Câmara Municipal para ser assinado este ano, após passar pela aprovação do plenário.
Honenagens recebidas
O espaço destinado aos troféus, diplomas, taças, medalhas e outros tipos de homenagem, se tornou pequeno para a grande quantidade de Moções, títulos honoríficos, diplomas e várias outras, dentre as quais, o diploma e medalha de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Alerj, a Medalha e diploma como Empreendedor Regional, pela Firjan/Sesi, e por último, uma placa de prata pela Associação Comercial quando o jornal atingiu a edição 10 mil, entregue em sessão solene pelo presidente da ACIM, Frederico Barreto.
Após o encerramento dos serviços gráficos, com o site ODebateon, o jornal vem mantendo sua marca, além das edições digitais semanais, mostrando ainda sua força no conceito dos veículos de comunicação disseminados pelo mundo nas plataformas digitais.
“Hoje, primeiro de Maio, é um dia de festas para todos aqueles que lembram e ainda procuram no site e no caderno digital as informações importantes do que se passa no cenário macaense, na região e no País”, disse Oscar Pires, incansável na sua pretensão de manter viva esta marca ainda buscada por milhares de pessoas.