Foto: Divulgação

Justamente neste mês de julho, em que o município celebra o seu 208º aniversário, o Shopping Plaza Macaé presenteia os cidadãos com uma expressiva homenagem aos artistas macaenses, inaugurando a Galeria de Artes Macaé. A abertura oficial da mostra aconteceu na sexta-feira (9), com a proposta de enaltecer a produção artística de Macaé, como fotógrafos, pintores, grafiteiros, cantores, entre outros, mostrando toda a pluralidade de talentos dos profissionais da arte local.


A exposição é realizada em parceria com o Macaé Tips, numa loja em frente a Kalunga, ficando aberta a visitação durante todo o mês de julho.


O Coordenador Líder de Marketing, Matheus Ramalho, revela a sua satisfação com esta ação do Shopping. “O Shopping está valorizando Macaé, abraçando a cultura da cidade e gerando relacionamento. A ideia é que o Shopping deixe de ser apenas um centro de compras e passe a ser um centro de lazer e principalmente um lugar que gera essa identificação com Macaé”, declarou Matheus, acrescentando que shopping tem em todo lugar, mas o Shopping Plaza Macaé só tem aqui. “Por isso a ideia é cada vez mais trazer conteúdo da cidade, valorizando as pessoas daqui. Essa é a primeira ação da campanha de aniversário da cidade, uma data tão importante para a cidade, é essencial para o empreendimento dar esse presente além de outras iniciativas que aconteceram até o final do mês em prol de Macaé. O Shopping abraça Macaé e Macaé se sente abraçada pelo shopping”, concluiu ele
Uma das fotógrafas participantes, Claudia Barreto, ressaltou que nada melhor no aniversário do município do que retratar suas belezas como forma de homenageá-la. “Eu escolhi três fotos para homenagear Macaé, entre elas o Pico do Frade por ter sido escolhido como Patrimônio Natural, e foi uma surpresa deliciosa ser escolhida para essa homenagem a Macaé. Essa galeria de artes é um presente para Macaé, para os artistas e todos os macaenses”, pontuou a fotógrafa.

Outra artista homenageada é Aline Barbosa, integrante da Cia Chirulico (Palhaça Margarida), que expressa a sua alegria com esta homenagem. “Achamos essa iniciativa do Shopping Plaza Macaé super bacana, e para nós da Chirulico, é uma honra estar participando desse evento ao lado de artistas tão importantes na nossa cidade”, frisou Aline, acrescentando que “Macaé é a nossa casa e ter nosso trabalho reconhecido aqui dessa forma tão carinhosa nos deixa muito felizes.”


Já a cantora Kynnie Williams ressalta o seu entusiasmo em ser escolhida para participar dessa homenagem do Shopping. “Como macaense de coração e Cidadã Macaense por direito, eu fico eternamente grata e lisonjeada por participar dessa iniciativa do Shopping e estar próximo aos colegas artistas macaenses. Para mim é muito importante integrar esse cunho artístico e eu me sinto muito feliz pelo reconhecimento do meu talento”, disse Kynnie.

A artista plástica Ester Diniz disse que está sendo bem incrível participar dessa exposição. “O meu trabalho sendo reconhecido por ser macaense e por amar a minha cidade, me sinto muito feliz e valorizada”, frisou.
A responsável pelo Macaé Tips, Inglith Monteiro, ressaltou que “a ideia é valorizar a arte macaense. Essa galeria veio em julho no aniversário da cidade para homenagear Macaé e os seus filhos artistas,”

Também a fotógrafa Evelyn Dutra elogiou a iniciativa do shopping. “Ficou lindo essa galeria. É muito importante abrir espaço para os artistas da cidade registrarem a diversidade artística, que é muito rica e nem sempre a gente tem espaço para mostrar. O Shopping está de parabéns. Estou muito feliz de fazer parte e ficou lindo. Fico super emocionada de ver”, disse.

O escultor Pedro Pessanha destacou que achou essa iniciativa excelente do shopping, de reunir numa galeria a arte local como um incentivo para quem produz as obras. “Faço meu convite para o público em geral conhecer o espaço cheio de fotos, de históricos e representações”, completou ele.

Já o artista plástico Marlon Muk, declarou que achou fantástica a iniciativa do shopping. “Macaé precisa de mais iniciativas como essa. O público macaense às vezes não tem conhecimento sobre os artistas que aqui residem. Eu fico muito feliz pelo convite, pela curadoria, por estar expondo com grandes artistas e grandes personalidades de Macaé. Só tenho a agradecer”, disse.

Galeria Macaé

Dentre os artistas em exposição destacam-se os seguintes: Aldebarã Bastos, Ester Diniz, Kynnie Williams, Muk, Beatriz Mignone, Cia Chirulico, Claudia Barreto, Evelyn Dutra, Jon Vie, Pedro Pessanha, Carol Paiva, Matheus Cordeiro, Marcelo Vitiello.

Cia Chirulico

Chirulico é uma companhia de Palhaçaria, Teatro de Bonecos, Música e Arte de Rua criada em 2013 por Anthony Brito e Aline Barbosa e com sede em Macaé. A trupe entende a rua e os espaços públicos como seus principais locais de atuação e criação artística e desenvolve sua dramaturgia pesquisando os palhaços brasileiros, os folguedos populares e a cultura da infância. A companhia circula pelo país com espetáculos e oficinas. Todos os espetáculos são gratuitos, abertos à população e contam com a contribuição espontânea ao chapéu dos artistas.

Kynnie Williams

Kynnie é uma cantora, compositora e influencer carioca que reside em Macaé há mais de 13 anos. Na adolescência participou de concursos musicais como o The Voice e desde então, não parou de cantar. Em suas canções autorais, Kynnie traz muita identidade, flexibilidade, potência vocal e sonora. Recentemente, assinou contrato com a Som Livre e o selo Inbraza.

Pedro Pessanha

Formado em Desenho Artístico pela Severus Artes Galeria, em Niteroi (2005), Pedro Pessanha iniciou sua trajetória artística com lápis grafite sobre papel e após incorporou a pintura a óleo sobre tela. Ao ingressar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, aliou a paixão pela arte e pelas urbanidades, foi quando começou a pintar pontos turísticos de Quissamã em revestimento cerâmico e a modelar algumas peças em arame e em alumínio.

Marcelo Vitiello

Nascido em Macaé, Marcelo Vitiello é pintor autodidata. Começou inicialmente no desenho e logo passou a experimentar a pintura a óleo. A pintura de Marcelo Vitiello traz as marcas do autêntico artista criador: o desenho é firme e desenvolto; cada composição tem um sentido construtivo, com plena consciência do espaço e das leis da perspectiva, e suas temáticas são vinculadas à Macaé.

Beatriz Mignone

Bia, como carinhosamente é conhecida, conheceu o mundo das artes através de sua mãe Zóra Mignone e da professora Celeste Barcelos. É autodidata em pintura a óleo sobre tela há mais de 35 anos. Eclética, gosta de experimentar todas as técnicas e novidades. Faz parte da Associação de Artistas Plásticos de Macaé, da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, da Associação de Artesãos de Macaé, e da Academia de Artes de Cabo Frio. Participou de várias exposições com trabalhos de pintura a óleo e acrílica sobre tela e artesanato, tendo obras em vários Estados do Brasil e no exterior.

Marlon Muk

Artista plástico e professor de arte, Marlon Muk é conhecido internacionalmente por suas ações socioculturais e artísticas. Como professor está à frente de projetos sociais, onde centenas de jovens tiveram contato com a arte do Graffiti como ferramenta de resgate e valorização da autoestima de jovens da cidade e região. Graduando em Publicidade pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, é organizador e realizador de um dos maiores encontros de grafite do Brasil – Kolirius Internacional.

Ester Diniz

Ester Diniz começou a desenhar desde sempre, mas se profissionalizou aos 14 anos. Trabalha com ilustração em aquarela e pinturas em tela com tinta acrílica. É ganhadora de concursos regionais e nacionais.

Shopping Plaza Macaé

O Shopping Plaza Macaé funciona de segunda a sábado das 10h às 22h, e domingo e feriado das 13h às 21h, sendo o Supermercado Big e a Farmácia abertos das 7h às 22h.