Atividade realizada na semana passada no Lagomar foi feita em parceria com o NEPS, da Prefeitura de Macaé. Objetivo do evento é conscientizar a população
O verão tem sido marcado pela alta incidência de chuvas e altas temperaturas, combinação perfeita para o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Diante disso, o cuidado para evitar que o mosquito se prolifere deve ser redobrado. A luta de combate ao vetor é um dever não só do poder público, como também da população.
Sabendo dessa importância, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ realizou no último dia 12, uma ação em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da prefeitura. O evento de conscientização, que contou com o apoio do CCZ, PSE e ESF, aconteceu no Espaço Golfinho, no Lagomar.
Cerca de 80 moradores, entre eles, crianças e idosos, participaram das atividades propostas. O objetivo do evento foi alertar a população sobre os riscos do Aedes aegypti, além de mostrar maneiras de prevenir a sua proliferação.
A programação contou com atividades lúdicas, como jogo dos sete erros, pinturas, vídeos, jogos de tabuleiro e amostra do ciclo de vida do inseto com o uso de lupa.
O Nupem ressalta ainda que essa parceria com o NEPS também tem sido de grande importância para a instituição. Através dela, os alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possam colocar em prática todo o aprendizado dentro de sala., de forma a ajudar com a população macaense.
Além da mobilização do poder público, a população é uma peça fundamental nessa luta. A única maneira de se proteger é não deixando o mosquito nascer. Ele se prolifera em água parada, seja ela limpa ou suja. O ciclo do Aedes aegypti desde a larva até o nascimento dura apenas de oito a 10 dias.
Diante disso, faça a sua parte. Entre as dicas estão: não deixe água da chuva acumulada sobre a laje; mantenha fechados os depósitos de água como caixas d’água, tonéis e barris; encha de areia até as bordas os pratinhos de vasos de plantas; guarde garrafas viradas de cabeça para baixo; guarde pneus e outros objetos que podem acumular água tampados e em locais cobertos; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios.