Inscrições deverão ser feitas pela internet até o dia 10 de agosto - Arquivo

Evento acontece nesta quinta-feira, a partir das 8h30. Inscrições podem ser feitas pela internet

Na próxima quinta-feira (11), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai promover a X Jornada do Nutes – “Dimensões formativas e políticas na pesquisa em Educação em Ciências e Saúde”. A atividade, aberta ao público, acontecerá a partir das 8h30, no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem-UFRJ).
A X Jornada do Nutes tem como proposta refletir sobre as possibilidades e desafios para gerar momentos de troca e aprendizado, com os parceiros de pesquisa em nossas trajetórias práticas e formativas.

As práticas de formação e pesquisa implicam em reconhecer a necessidade urgente de desenvolver condições e processos de interação com base na escuta reflexiva do outro, na construção de afetividades e na produção de espaços de encontro.

O acúmulo de conhecimento produzido pela pesquisa acadêmica, nas dimensões de Educação, Ciências e Saúde, deve ser considerado importante para problematizar os princípios éticos que movimentam nossas ações políticas, profissionais e pessoais, a fim de combater toda forma de violência, desigualdade, preconceito e construir vínculos saudáveis, a partir do reconhecimento, respeito e diálogo entre diferentes.

A X Jornada do Nutes/UFRJ é uma iniciativa para pensarmos as estratégias de combate às diversas formas de racismo e exploração presentes em nossa sociedade; de modo que se apresenta com o propósito de resistir ante as desigualdades que, sendo estruturais, se manifestam em nosso cotidiano.

Nesse sentido, a UFRJ busca fazer pesquisa para reconhecer o valor e a potencialidade dos afetos, dos respeitos e do diálogo na produção de conhecimentos, mas sobretudo da construção de nós mesmos, como pesquisadores e como sujeitos sociais.
Antes de Macaé, a jornada também está acontecendo no Rio de Janeiro, Campus Ilha do Fundão nesta quarta-feira (10).

No Nupem, a programação começa às 9h com a primeira Mesa Redonda: Apresentação do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ), com os professores Bruno Monteiro, Leonardo Moreira, Nilcimar Souza e Rafael Nogueira Costa.

Logo em seguida, às 10h, acontecerá a segunda: “Dimensões Formativas e Políticas na Pesquisa de Educação em Ciências e Saúde”, mediado por Emanuela Nunes Sodré e com a presença dos apresentadores e debatedores Emerson Elias Merhy, Roberta Pereira Coutinho e Teo Bueno de Abreu.

No período da tarde, das 14h às 16h, acontecem as oficinas. “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e o Ensino de Ciências: contribuições para uma pedagogia da diversidade e decolonial”, com Fernanda Antunes, e “Corpo, Ritmo e Som: danças circulares e a promoção de saúde”, com Fabrice Sanches.

Às 17h será apresentada a palestra “Trajetórias de uma pesquisa no quilombo: problematizações sobre um cenário de desigualdades” com Rute Costa.
Para mais informações e o link de inscrição, basta acessar o portal da UFRJ/Macaé: http://www.macae.ufrj.br.